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Estratégia sem custo pode aumentar tíquete médio em até 20% e margem em 2%

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 20/04/2023

O cross das bebidas proteicas, produto com boa margem, com a batata doce impacta o shopper que busca uma alimentação funcional e incentiva um consumo maior  (Foto: Arquivo SA+)

Colocar produtos de diferentes categorias, mas que se complementam, lado a lado estimula sua compra e pode aumentar o tíquete médio em até 20% e a margem em 2%, de acordo com o especialista em gestão de mercados e atacarejos, Leandro Rosadas.

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O especialista acrescenta ainda que o cross melhora a experiência do consumidor na sua loja e tem um baixíssimo custo para implementar essa ação. 

"Parece meio óbvio colocar o queijo ralado perto do macarrão nas prateleiras dos supermercados, mas não é tão simples assim. O cross é uma estratégia de inteligência, pois não é tarefa fácil quando se tem mais de 15 mil itens, dentro de mais de 450 famílias de produtos, disputando um espaço nas prateleiras, dentro das gôndolas".

A estratégia de exposição ativa no cliente a conveniência e o impulso, dois fatores de peso na decisão de compra do cliente.

Segundo Leandro não há necessidade de baixar a margem do produto, como é feito quando o dono do mercado coloca um produto em promoção. “A margem dos produtos que estão sendo utilizados para a técnica pode ser dos produtos que tem boa venda, boa imagem perante o cliente, ou simplesmente porque são de fácil associação com o produto escolhido para fazer par no ponto de venda”, orienta o especialista.

Confira algumas dicas:

- O Cross deve ser feito junto com produtos destino, aquele que atrai os clientes até a loja, exclusivamente com objetivo de comprar produtos da referida categoria, como: café, detergente, macarrão, ovo... as pessoas vão ao mercado em busca desses produtos e podem acabar levando outros, como a garrafa de café, a panelinha pra fritar ovo, o queijo ralado e assim por diante

-Geralmente, a combinação vai ter um produto principal, aquele que a maioria das pessoas procura e o outro é o da conveniência. Esse segundo produto, que é levado, muitas vezes, por impulso precisa estar na linha de visão do cliente, para que a associação seja direta e imediata

-Algumas sugestões de Cross: Para vender mais “cheirinho de banheiro” coloque esse produto perto do papel higiênico; para impulsionar a venda de filtro de café, coloque em destaque junto com à família do café, junto com a garrafa térmica; para vender mais salgadinhos, como aperitivo, coloque próximo à família das cervejas

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TAGS:cross, cross merchandising, margem, tíquete médio, faturamento
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