Entrega sem pedidos é o caminho de um relacionamento colaborativo entre varejo e indústria

Avaliação:

(1 Avaliação)

Tatiane Pamboukian - tatiane.pamboukian@samaisvarejo.com.br -

Redes como o Pão de Açúcar já executam projetos-piloto


Foto: Divulgação

Para os especialistas, o caminho de evolução é um trabalho em comodato da indústria com o varejo, com ambos administrando as vendas e estoque em conjunto. “Dessa forma dividimos os problemas, sejam margens, quebras, seja abastecimento ou logística. Há muitos custos que um consignado inteligente resolve”, diz José Angelo Gambaroni, sócio-diretor da GS Retail .

Também, nesse caso, existe tecnologia para ajudar no processo. “Há ferramentas que leem as informações de consumo da loja, disparando, por exemplo, o pedido automaticamente”, explica Robson Munhoz, diretor de Customer Success da Neogrid. “Ainda hoje esse processo de compra e venda é muito burocrático e gera custos extras. Até a mercadoria passar pelo caixa uma série de custos desnecessários são incorporados”, completa Gambaroni.

“Temos projetos-piloto nesse sentido com alguns fornecedores. Utilizamos o mesmo sistema da indústria, com informações em tempo real das lojas e acompanhamento da demanda. Já identificamos uma queda significativa na ruptura e aumento de vendas proporcional”, Joaquim Sousa, diretor executivo comercial do Grupo Pão de Açúcar.

Savegnago x Nestlé

José Sarrassini, vice-presidente comercial e de logística do Grupo Savegnago, e José Argolo, diretor de canal moderno na Nestlé Brasil, apresentaram, durante o Neogrid Summit 2023, um plano elaborado conjuntamente a partir de uma ferramenta da consultoria. Com estruturação por canal e acompanhamento de KPIs, as empresas passaram a monitorar semanalmente as oportunidades de cada área envolvida no planejamento: merchandising, trade, supply e comercial. Também passaram a ter informação atualizada e simplificada para a tomada de decisões em todos os níveis. A Nestlé e o Savegnago criaram ainda um processo de revisão trimestral do plano anual e de rediscussão das oportunidades e desvios.

Resultados

96% Disponibilidade de produtos
16% Aumento nas vendas
3% Baixo índice de produtos sem venda, devido à melhor visibilidade em gôndola

Essa matéria foi originalmente publicada na edição de Novembro

Leia também: 

JBP: 4 problemas e soluções para melhorar os processos

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+ Ecossistema de Varejo? Então nos siga nas redes sociais:    LinkedIn,     Instagram    e     Facebook

 

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Solução de sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade