Entrega sem pedidos é o caminho de um relacionamento colaborativo entre varejo e indústria
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 22/11/2023
Foto: Divulgação
Para os especialistas, o caminho de evolução é um trabalho em comodato da indústria com o varejo, com ambos administrando as vendas e estoque em conjunto. “Dessa forma dividimos os problemas, sejam margens, quebras, seja abastecimento ou logística. Há muitos custos que um consignado inteligente resolve”, diz José Angelo Gambaroni, sócio-diretor da GS Retail .
Também, nesse caso, existe tecnologia para ajudar no processo. “Há ferramentas que leem as informações de consumo da loja, disparando, por exemplo, o pedido automaticamente”, explica Robson Munhoz, diretor de Customer Success da Neogrid. “Ainda hoje esse processo de compra e venda é muito burocrático e gera custos extras. Até a mercadoria passar pelo caixa uma série de custos desnecessários são incorporados”, completa Gambaroni.
“Temos projetos-piloto nesse sentido com alguns fornecedores. Utilizamos o mesmo sistema da indústria, com informações em tempo real das lojas e acompanhamento da demanda. Já identificamos uma queda significativa na ruptura e aumento de vendas proporcional”, Joaquim Sousa, diretor executivo comercial do Grupo Pão de Açúcar.
Savegnago x Nestlé
José Sarrassini, vice-presidente comercial e de logística do Grupo Savegnago, e José Argolo, diretor de canal moderno na Nestlé Brasil, apresentaram, durante o Neogrid Summit 2023, um plano elaborado conjuntamente a partir de uma ferramenta da consultoria. Com estruturação por canal e acompanhamento de KPIs, as empresas passaram a monitorar semanalmente as oportunidades de cada área envolvida no planejamento: merchandising, trade, supply e comercial. Também passaram a ter informação atualizada e simplificada para a tomada de decisões em todos os níveis. A Nestlé e o Savegnago criaram ainda um processo de revisão trimestral do plano anual e de rediscussão das oportunidades e desvios.
Resultados
96% Disponibilidade de produtos
16% Aumento nas vendas
3% Baixo índice de produtos sem venda, devido à melhor visibilidade em gôndola
Essa matéria foi originalmente publicada na edição de Novembro
Leia também:
JBP: 4 problemas e soluções para melhorar os processos
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+ Ecossistema de Varejo? Então nos siga nas redes sociais: LinkedIn, Instagram e Facebook
Notícias relacionadas
GPA investe no formato de proximidade pelo interior paulista
Colaboração e tecnologia são fatores essenciais para uma boa execução das estratégias de trade marketing
Prezunic aposta em ação de retail media para atrair fãs do Rock in Rio
Especialistas discutem sobre as diferenças entre retail media e trade marketing
Comentários
Envie seu comentário
© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados