SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Chegou a hora de mostrar sua inovação: estão abertas as inscrições para o Prêmio Top Trade 2025

15/09/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Economia IDV Tributos Paulo Guedes

Entidade de varejo entrega propostas ao ministro da Economia Paulo Guedes

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 12/02/2019

Um documento com propostas referentes a simplificação no ambiente de negócios e nas áreas tributária e financeira foi entregue pelo Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV) ao ministro da Economia Paulo Guedes (foto). Segundo a entidade, as propostas visam fomentar a economia e desburocratizar o país.

A reunião aconteceu no início deste mês, no Rio de Janeiro. No texto entregue ao superministro da área econômica, o IDV elenca sugestões para o governo reduzir os custos das empresas em razão da diminuição dos encargos financeiros, tributários e trabalhistas; melhorar a eficiência e a produtividade das empresas pela racionalização e simplificação de processos e procedimentos exigidos pelos órgãos governamentais; aumentar a oferta de crédito às pessoas físicas e reduzir as taxas de juros ao consumidor final.

[noticiasRelacionadas]

Entre as medidas sugeridas pelo IDV no campo da simplificação, constam a unificação de obrigações acessórias: (PIS/COFINS) + SPED-Fiscal (ICMS/IPI); desenvolvimento de um modelo único para notas fiscais de prestação de serviços; padronização da legislação do ICMS para questões operacionais via Confaz; desburocratização para abertura de empresas; abertura de filiais “fast track”; adequação dos critérios de penalidade nas relações de consumo e redução da litigiosidade.

Já no âmbito tributário, as sugestões apresentadas referem-se à mudança na constituição do Confaz para decisão por maioria simples ou 2/3, pois isso facilitará a tomada de decisões sobre simplificações de obrigações acessórias, padronizações e outros temas; multiplicidade de regimes tributários; unificação de tributos e alterações no ICMS. Já no âmbito financeiro, o IDV sugeriu 11 medidas que contemplam os meios de pagamento, Cadastro Positivo, cartões de crédito, crédito direcionado, marketplaces, entre outros assuntos.

Participaram deste encontro o presidente do IDV, Antonio Carlos Pipponzi; o vice-presidente do IDV, Sérgio Zimerman; os conselheiros do instituto Jorge Gonçalves, Fernando de Castro, Marcos Gouvêa, Carlos Ely e Stephane Engelhard; Davi Ponciano, CFO do Walmart; e a diretora executiva do IDV, Fabiola Xavier. O IDV aproveitou a reunião com o ministro para se colocar à disposição para indicar os melhores técnicos das empresas associadas para contribuir com as sugestões apresentadas.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:   LinkedIn  Instagram  Facebook  !

 

COMPARTILHAR
TAGS:Economia, IDV, Tributos, Paulo Guedes
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Mikro MarketAquisição

Empresa carioca de mercados autônomos adquire concorrente e avança em São Paulo

Ponto NovoCrescimento

Supermercados Ponto Novo investe em expansão com aquisição de área de 20.000 m²

Tauste inaugura 11ª loja em Taubaté (SP)Expansão

Tauste inaugura 11ª loja em Taubaté (SP)

Adobe Stock supermercadoConsumo

Vendas de hiper e supermercados recuam em julho, mas projeções indicam recuperação para os próximos meses

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados