SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Lucro líquido: por que crescer vendas pode ser mais eficaz do que reduzir custos em longo prazo

10/05/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Shopper2B Toluna Farmácias Abrafarma SA+ Ecossistema de Varejo

Entenda por que a farmácia é mais bem avaliada que o varejo alimentar pelo shopper

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 06/07/2023


Foto: Adobe Stock

Levantamento exclusivo da SA+Ecossistema de Varejo e da Shopper2B em parceria com a Toluna mostra a satisfação do consumidor em relação à itens como mix de produtos, atendimento, preços, organização e limpeza, e um comparativo com a avaliação em oito canais de compra.

[noticiasRelacionadas]

Segundo os dados, a farmácia é o canal com a melhor nota. Já supermercados e atacarejos ficam abaixo de outros canais especializados, como a padaria. Ou seja, em termos de experiência de compra, a farmácia pode ser um exemplo para o varejo alimentar, que acaba perdendo oportunidades de aumentar a cesta de perfumaria nas lojas apesar de seu amplo sortimento.

A nota de satisfação geral do consumidor, a farmácia apresenta uma nota média de 9,06; enquanto supermercados e hipermercados têm nota média de 8,68. Os atacados e minimercados possuem uma classificação ainda mais baixa com notas médias de 8,61 e 8,21, respectivamente.

Um dos maiores atrativos dessas lojas é na organização dos itens, o atendimento e o mix, já que cerca de 80% dos entrevistados afirmam ter encontrado tudo que precisavam. Nenhum cliente relatou insatisfação por não ter encontrado produtos importantes de sua lista. Para ter uma ideia, em relação aos supermercados e atacarejos, por exemplo, esses números ficam em 64% e 63%, respectivamente. 

Sergio Mena, presidente da Abrafarma, em apresentação durante o último Fórum de Integração Indústria e Varejo, realizado pela SA+ Ecossistema de Varejo em março, mostrou como a farmácia tem conseguido ganhar essa visão positiva e preferência do shopper.

Em relação à definição assertiva do sortimento, Mena atribui o êxito às implantações do CRM para compreender de forma mais expressiva os hábitos de consumo dos compradores. Algumas redes chegam a 85% de identificação, mas, mais do que dados, é o que fazer com eles, utilizando-os para direcionar a definição do mix e personalização das ofertas e benefícios. 

De acordo com o presidente da Abrafarma, a criação de uma estrutura logística eficaz garante a redução dos índices de ruptura. As redes associadas possuem apenas 12% de ruptura, enquanto as não associadas têm índice em torno de 50%.  Sergio Mena explica como isso é possível. "Fizemos uma gestão automatizada dos estoques, criando pulmões de abastecimento. Temos 11 CDs em 8 estados brasileiros, totalizando 165 mil m²", conta. 

As farmácias também ocupam o 1º lugar dentre os canais mais frequentados nos últimos 30 dias, enquanto supermercados e hipermercados ocupam a 4ª posição, e atacados estão 5ª posição. Os locais onde consumidores encontraram mais os itens que estavam procurando também é liderado pelas as farmácias, seguidas das padarias, meios digitais, supermercados e atacados. 

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+ Ecossistema de Varejo? Então nos siga nas redes sociais:   LinkedIn  Instagram   e   Facebook 

COMPARTILHAR
TAGS:Shopper2B, Toluna, Farmácias, Abrafarma, SA+ Ecossistema de Varejo
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

SA+ Ecossistema de Varejo - braços de negócioInstitucional

SA+ Ecossistema de Varejo completa dois anos e multiplica inovações

Projeto de parceria entre Target e Warby ParkerInovação

Target anuncia nova parceria e fortalece estratégia store in store

IA corredorPrateleira

Confira os últimos lançamentos da indústria e mantenha o seu mix atualizado

podcast+Mais Varejo Podcast

+Mais Varejo Podcast: confira o episódio desta quarta-feira

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados