SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A era da cocriação: mais do que nunca, o cliente é o protagonista das estratégias de trade

20/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Incrivel! Plant Based Proteínas Vegetais Congelados Perecíveis

Entenda o que busca o consumidor de uma categoria que cresceu 79% nos últimos seis anos

POR SA+ Branded Content

Conteúdo Patrocinado por Incrível!

EM 18/10/2022

PRODUZIDO POR SA CONTENT

 


Foto: Adobe Stock


A categoria de proteína vegetal atrai consumidores cuja cesta de compras inclui itens de maior valor agregado, resultando em um tíquete 43% superior à média. Não é por acaso que, nos últimos seis anos, registrou avanço em vendas de 79%. Entender o que buscam essas pessoas pode ajudá-lo a fidelizar esse público ao oferecer um sortimento mais assertivo, com produtos que atendem os atributos mais procurados. 

Ciente disso, a marca Incrível! vem investindo em pesquisas sobre o consumidor da categoria. Confira a seguir algumas das principais constatações:

O que o consumidor mais busca

1º Sabor
2º Saudabilidade
3º Conveniência

Segundo Gabriela Pontin, Diretora Executiva de Negócios – Alimentos Base Vegetal de Incrível!, o consumidor tem a expectativa de que as proteínas vegetais entreguem o mesmo sabor das demais carnes. “Já em relação à saudabilidade, em nossas pesquisas, ficou claro que ela está associada ao valor nutritivo daquilo que a pessoa está comendo”, explica. E, na questão da conveniência, entram aspectos relacionados à praticidade e à oferta de soluções de refeições que tragam opções similares às proteínas presentes no dia a dia do consumidor.

Para atender esses atributos, a marca passou a enfatizar em suas embalagens a informação de que os produtos são 100% vegetais. Além disso, possui um portfólio que considera o mais completo do mercado. Ele inclui opções de petiscos, cortes e pratos prontos, alinhando-se também à questão da conveniência e praticidade. 

De acordo com Incrível!, só na categoria de hambúrguer, a marca tem 78% de índice de intenção de compra em comparação ao concorrente, conforme pesquisa realizada pela empresa. 

Perfil e oportunidades

O principal público da categoria é o de flexitarianos, formado por pessoas que buscam reduzir o consumo sem abrir mão de consumir carne animal quando sentem vontade. Eles respondem por 50% dos que se dizem vegetarianos ou veganos. A maioria pertence às classes A e B e possuem de 25 a 45 anos. 

Embora esse seja o perfil predominante, as proteínas vegetais são ainda uma grande oportunidade na classe C. “Esse grupo também é focado em sabor e saudabilidade e está antenado com novidades. Por isso, há um espaço grande para democratizarmos a categoria”, afirma Rodrigo Mani, diretor comercial de Incrível!.

Para isso, a estratégia de precificação é um ponto importante para ampliar a acessibilidade desses produtos. A ideia é ter um preço justo que eleve o volume de vendas a partir, sobretudo, de novos consumidores na categoria. Nesse sentido, Incrível! também busca garantir a produtividade de toda a cadeia de produção e investe constantemente em tecnologia. “Também atualizamos com frequência as nossas formulações de acordo com o surgimento de novas tecnologias e pesquisas de satisfação com o consumidor”, conclui Gabriela Pontin. 

 

COMPARTILHAR
TAGS:Incrivel!, Plant Based, Proteínas Vegetais, Congelados, Perecíveis
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Faturamento de frutas e vegetais crescerá 33% até 2029Frutas e Vegetais

Faturamento de frutas e vegetais crescerá 33% até 2029

Viezzer amplia presença com nova loja em Canoas e atinge 10 filiaisInauguração Viezzer Canoas

Viezzer amplia presença com nova loja em Canoas e atinge 10 filiais

Imagem do editorPesquisa

Vendas de perecíveis crescem 11,5% e representam quase metade das compras totais no setor

Loja Conceito Natural OneLoja conceito

Supermercados Pague Menos e Natural One implantam loja conceito com execução inovadora e foco no desenvolvimento da categoria de sucos prontos

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados