Entenda o que busca o consumidor de uma categoria que cresceu 79% nos últimos seis anos

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Conteúdo Patrocinado por Incrível! -

Atributos estão alinhados com tendências de consumo que vêm se consolidando como uma grande oportunidade para o varejo

PRODUZIDO POR SA CONTENT

 


Foto: Adobe Stock


A categoria de proteína vegetal atrai consumidores cuja cesta de compras inclui itens de maior valor agregado, resultando em um tíquete 43% superior à média. Não é por acaso que, nos últimos seis anos, registrou avanço em vendas de 79%. Entender o que buscam essas pessoas pode ajudá-lo a fidelizar esse público ao oferecer um sortimento mais assertivo, com produtos que atendem os atributos mais procurados. 

Ciente disso, a marca Incrível! vem investindo em pesquisas sobre o consumidor da categoria. Confira a seguir algumas das principais constatações:

O que o consumidor mais busca

1º Sabor
2º Saudabilidade
3º Conveniência

Segundo Gabriela Pontin, Diretora Executiva de Negócios – Alimentos Base Vegetal de Incrível!, o consumidor tem a expectativa de que as proteínas vegetais entreguem o mesmo sabor das demais carnes. “Já em relação à saudabilidade, em nossas pesquisas, ficou claro que ela está associada ao valor nutritivo daquilo que a pessoa está comendo”, explica. E, na questão da conveniência, entram aspectos relacionados à praticidade e à oferta de soluções de refeições que tragam opções similares às proteínas presentes no dia a dia do consumidor.

Para atender esses atributos, a marca passou a enfatizar em suas embalagens a informação de que os produtos são 100% vegetais. Além disso, possui um portfólio que considera o mais completo do mercado. Ele inclui opções de petiscos, cortes e pratos prontos, alinhando-se também à questão da conveniência e praticidade. 

De acordo com Incrível!, só na categoria de hambúrguer, a marca tem 78% de índice de intenção de compra em comparação ao concorrente, conforme pesquisa realizada pela empresa. 

Perfil e oportunidades

O principal público da categoria é o de flexitarianos, formado por pessoas que buscam reduzir o consumo sem abrir mão de consumir carne animal quando sentem vontade. Eles respondem por 50% dos que se dizem vegetarianos ou veganos. A maioria pertence às classes A e B e possuem de 25 a 45 anos. 

Embora esse seja o perfil predominante, as proteínas vegetais são ainda uma grande oportunidade na classe C. “Esse grupo também é focado em sabor e saudabilidade e está antenado com novidades. Por isso, há um espaço grande para democratizarmos a categoria”, afirma Rodrigo Mani, diretor comercial de Incrível!.

Para isso, a estratégia de precificação é um ponto importante para ampliar a acessibilidade desses produtos. A ideia é ter um preço justo que eleve o volume de vendas a partir, sobretudo, de novos consumidores na categoria. Nesse sentido, Incrível! também busca garantir a produtividade de toda a cadeia de produção e investe constantemente em tecnologia. “Também atualizamos com frequência as nossas formulações de acordo com o surgimento de novas tecnologias e pesquisas de satisfação com o consumidor”, conclui Gabriela Pontin. 

 

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