SA+ Ecossistema de Varejo

Diversidade Criatividade Gestão RH

Entenda como a diversidade cultural torna a equipe mais criativa

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 23/08/2018

Certamente você já leu que equipes com diversidade cultural melhoram os resultados das empresas. No entanto, nem sempre essas equipes atingem a plenitude de seu potencial criativo. Isso acontece em razão de fatores como normas conflitantes e suposições diferentes entre os membros do time, algo que muitos gestores não sabem identificar ou simplesmente não conseguem lidar. Sujin Jang, professora assistente de Comportamento Organizacional no INSEAD  (Instituto Europeu de Administração de Empresas), estudou a fundo a questão para entender quais fatores permitem às equipes capitalizar os benefícios da diversidade cultural entre seus integrantes.

Em pesquisa publicada na publicação acadêmica Organization Science, a professora define como algo fundamenta nesse processo o que ela denomina de "corretagem cultural", que consiste em facilitar as interações de grupos com diferentes origens culturais. Por meio de dois estudos, Sujin Jang percebeu que as equipes profissionais eram consideravelmente mais criativas quando tinham um ou mais membros atuando como "corretores culturais".

Esses corretores culturais, na visão da pesquisadora, são integrantes da equipe com uma experiência relativamente mais multicultural em relação aos demais, o que os credencia a atuar como uma ponte entre colegas cuja bagagem cultural não é tão diversa. Esses corretores, destaca Sujin, apresentam dois perfis, ambos com papel relevante. O primeiro carrega experiências multiculturais que se relacionam diretamente às culturas a serem conectadas. Por exemplo, em uma equipe com funcionários predominantemente indianos e norte-americanos, o corretor cultural pode ser alguém com experiência em cultura indiana e americana. São definidos pela professora como integrantes culturais internos. No estudo, pessoas com esse perfil frequentemente utilizavam, no dia a dia, elementos de ambas as culturas. Já o segundo tipo de corretor cultural é alguém com experiência em duas ou mais culturas não representadas na equipe. Foram definidos como integrantes culturais externos. Na pesquisa, ficou claro que quem tem esse perfil costuma agir como alguém imparcial, capaz de extrair ideias e informações das demais culturas representadas na equipe. 

Uma conclusão importante da pesquisa é que não basta reunir profissionais com diferentes bagagens culturais e esperar que a criatividade apareça. "Para que as equipes liberem todo o seu potencial criativo, é essencial ter pelo menos um integrante multicultural interno ou externo no grupo", afirma a professora em artigo publicado na Harvard Business Review. Afinal, a atuação de ambos consegue impulsionar a criatividade. 

Mas não basta simplesmente designar alguém para a função, alerta a professora Sujin Jang. Ser um corretor cultural, segundo ela, requer grande esforço emocional e cognitivo. "Por isso, é mais provável que uma corretagem cultural efetiva surja em equipes com um grande senso de segurança psicológica. Além disso, são necessárias a participação e a adesão da equipe como um todo para o desenvolvimento da corretagem cultural, que tende a surgir em equipes que veem a diversidade como um recurso e uma fonte de aprendizado", escreveu em seu artigo a professora assistente de Comportamento Organizacional no INSEAD.

COMPARTILHAR
TAGS:Diversidade, Criatividade, Gestão, RH
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

DocileGestão e negócios

Ex-executiva da Mondelēz assume o cargo de diretora comercial e trade marketing da Docile

Fini anuncia novo diretor e espera ampliar em 30% a capilaridade do canal de vendasIndústria

Fini anuncia novo diretor e espera ampliar em 30% a capilaridade do canal de vendas

Especialistas indicam os principais desafios operacionais e como solucioná-losGestão e negócios

Especialistas indicam os principais desafios operacionais e como solucioná-los

Uma das detentoras do Oxxo no Brasil considera vender a sua participação na empresaGestão e negócios

Uma das detentoras do Oxxo no Brasil considera vender a sua participação na empresa

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados