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Ensinamentos da Apple à sua empresa

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 07/08/2018

Na década de 90, a Apple chegou à falência. Mas se reestruturou com a volta de Steve Jobs à companhia que havia ajudado a fundar e da qual tinha sido demitido. Certamente, a maioria dos consumidores de Iphones e MacBooks sequer imagina as dificuldades enfrentadas pela companhia antes de se tornar referência global em inovação e qualidade.  

Primeira empresa do mundo a superar a marca de US$ 1 trilhão em valor de mercado, a Apple tem, na sua trajetória rumo ao sucesso, muitos ensinamentos que podem ser aplicados por empreendedores e executivos de todos os segmentos. Confira alguns deles:

1. Aposta na criatividade, mesmo em tempos difíceis

Em momentos de crise muitas empresas abandonam o risco para apostar em receitas mais conservadoras.  Caso pensasse assim, a Apple teria deixado de lado o processo que criativo que daria origem a produtos absolutamente revolucionários

2. Menos é mais

Uma característica dos produtos Apple, desde o início, é a simplicidade. O iPhone foi o primeiro celular a abolir o teclado e, desde a primeira versão, conta com poucos botões. O sistema operacional iOS também não oferece tantas opções de ajustes e personalização quanto concorrentes, o que ganha a simpatia mesmo de quem não é totalmente vidrado por tecnologia.

3. Marca deve reunir pessoas, criar senso de comunidade

Os primeiros usuários do Mac eram designers, muitos dos quais declaradamente fãs da marca. Esse grupo começou a trocar ideias em fóruns para trocar suas experiências e entender como utilizar melhor o equipamento. Essa sensação de pertencer a um grupo acabou se extendendo a consumidores dos demais produtos da Apple. Uma empresa incapaz de criar essa relação tão próxima de seus clientes não conseguiria sucesso instantâneo a cada lançamento, como acontece com a Apple.  

4. Crie regras claras e não tente agradar a todos

A Apple é extremamente rígida na seleção de aplicativos disponíveis em sua loja. Também só permite aos clientes escolher produtos dentro de alternativas pré-estabelecidas. Músicas para o iPode, por exemplo, só podem ser conseguidas por meio do iTunes. Essa limitação desagrada muita gente, mas garrante fidelização aos produtos e serviços Apple. Todo cliente da empresa sabe dessas regras e as aceita por um razão simples: qualidade e funcionalidade do que lhe é oferecido são incontestáveis. 

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TAGS:Apple, Tecnologia, Gestão, Negócios
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