22/05/2025
Ensinamentos da Apple à sua empresa
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 07/08/2018
Na década de 90, a Apple chegou à falência. Mas se reestruturou com a volta de Steve Jobs à companhia que havia ajudado a fundar e da qual tinha sido demitido. Certamente, a maioria dos consumidores de Iphones e MacBooks sequer imagina as dificuldades enfrentadas pela companhia antes de se tornar referência global em inovação e qualidade.
Primeira empresa do mundo a superar a marca de US$ 1 trilhão em valor de mercado, a Apple tem, na sua trajetória rumo ao sucesso, muitos ensinamentos que podem ser aplicados por empreendedores e executivos de todos os segmentos. Confira alguns deles:
1. Aposta na criatividade, mesmo em tempos difíceis
Em momentos de crise muitas empresas abandonam o risco para apostar em receitas mais conservadoras. Caso pensasse assim, a Apple teria deixado de lado o processo que criativo que daria origem a produtos absolutamente revolucionários
2. Menos é mais
Uma característica dos produtos Apple, desde o início, é a simplicidade. O iPhone foi o primeiro celular a abolir o teclado e, desde a primeira versão, conta com poucos botões. O sistema operacional iOS também não oferece tantas opções de ajustes e personalização quanto concorrentes, o que ganha a simpatia mesmo de quem não é totalmente vidrado por tecnologia.
3. Marca deve reunir pessoas, criar senso de comunidade
Os primeiros usuários do Mac eram designers, muitos dos quais declaradamente fãs da marca. Esse grupo começou a trocar ideias em fóruns para trocar suas experiências e entender como utilizar melhor o equipamento. Essa sensação de pertencer a um grupo acabou se extendendo a consumidores dos demais produtos da Apple. Uma empresa incapaz de criar essa relação tão próxima de seus clientes não conseguiria sucesso instantâneo a cada lançamento, como acontece com a Apple.
4. Crie regras claras e não tente agradar a todos
A Apple é extremamente rígida na seleção de aplicativos disponíveis em sua loja. Também só permite aos clientes escolher produtos dentro de alternativas pré-estabelecidas. Músicas para o iPode, por exemplo, só podem ser conseguidas por meio do iTunes. Essa limitação desagrada muita gente, mas garrante fidelização aos produtos e serviços Apple. Todo cliente da empresa sabe dessas regras e as aceita por um razão simples: qualidade e funcionalidade do que lhe é oferecido são incontestáveis.
Notícias relacionadas

Supermercado do Frade amplia número de totens de autoatendimento

Processo de seleção pode contribuir para retenção de profissionais no varejo

Assaí corta pela metade projeção de novas lojas para 2026
