Empreendedor de 19 anos deve ganhar primeiro milhão de dólares neste ano
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 27/07/2018
Daniel Johannesen é um jovem empreendedor de 19 anos da Dinamarca. Ele pertence a uma geração que cresceu já conectada à internet, mas carrega em seu DNA a ousadia de empreendedores que vieram muito antes dele e que construíram grandes companhias. Aos 17 anos, Johannesen lançou o site watery.dk, que vende equipamentos, roupas e acessórios para natação. Não por acaso. O jovem era nadador em competições de alto desempenho. Conversando com amigos do esporte, Daniel notou que, a exemplo dele, os colegas também sentiam falta de uma loja mais especializada no segmento.
Metas ousadas
Para colocar sua ideia em prática, o empreendedor precisou de autorização do governo dinamarquês para abrir sua empresa, uma vez que ele ainda é estudante secundarista. Metade do investimento necessário, cujo total era de 200 mil dólares, veio de economias próprias. Os demais 50% foram emprestados pelo pai. Assim, em outubro de 2016, sua loja virtual subiu ao ar. Ao palestrar no Vtex Day , evento sobre comércio eletrônico realizado em maio deste na capital paulista, o jovem contou que a expectativa é de que o seu site alcance um faturamento, neste ano, de 1,1 milhão de dólares, contra os 315 mil dólares do ano passado. Para 2020, a projeção é ainda mais ousada: receita de 5,4 milhões de dólares.
“A meta é abrir uma loja na Suécia até o final deste ano. Até 2020, estarei em quatro países”, afirma Daniel. Se essa expansão de confirmar, o número de pedido da watery.dk deve saltar de 4.050 no ano passado para 15 mil em 2018 e, depois, para 52.000 daqui dois anos. Hoje, ele tem um funcionário, que trabalha embalando os pedidos, e conta com a ajuda da mãe, uma vez que ainda está na escola. Mas a ideia é terminar o ensino médio e se dedicar exclusivamente ao negócio.
Segredo do sucesso
Para Daniel, o sucesso da watery.dk pode ser resumido em seis pontos principais:
1) Ajudar, orientar e inspirar clientes: aqui a ideia é auxiliar o consumidor a identificar o produto mais adequado para suas necessidades na hora da compra
2) Presença massiva na mídia: Daniel refere-se principalmente a reportagens sobre sua loja virtual e ele próprio na imprensa
3) Tratamento personalizado dos clientes: ao responder a consumidores em e-mails e nas redes sociais, o jovem utiliza um tratamento informal e, muitas vezes, lança mão de brincadeiras engraçadas
4) Marcas próprias: a watery.dk desenvolveu produtos que levam sua marca e que oferecem margem de lucro maior
5) SEO: trata-se de uma técnica que consiste em utilizar no site palavras que são campeãs de busca no Google
6) Transformar clientes em amigos: a ideia é estimulá-los a seguir a loja virtual nas mídias sociais
Segundo o jovem dinamarquês, foi adotando essas estratégias que conseguiu “esmagar a concorrência” em seu país de origem. E é assim que, afirma, irá “esmagar a Amazon ”. Afinal, a ousadia é característica comum a bons empreendedores, sejam eles novos ou velhos, tradicionais ou modernos, físicos ou online.