28/05/2025
Em Santa Catarina, iniciativa quer aproximar setor varejista da área de tecnologia
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 24/10/2019
"Tecnologia não se trata apenas de software ou sistemas, mas reflete mindset e comportamento. A tecnologia engloba um conjunto de metodologias e conhecimentos que auxiliam pessoas a realizarem tarefas de maneira mais eficiente e ágil", a definição é de João Stringhini, Business Development na Involves .
Stand da Involves no AEx 2019, maior evento de trade marketing da América Latina, que a partir de 2020 passa a se chamar Involves Experience
A indústria compreende bem esses conceitos, porém no setor varejista a realidade nem sempre é assim. Mas uma boa notícia que chega de Santa Catarina busca melhorar esse cenário. Foi assinado no Estado um termo de colaboração para inovação no ecossistema do varejo local entre a Associação Catarinense de Supermercados (ACATS) e a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE). O principal intuito da parceria é criar um ambiente inovador para o varejo, focado em promover o uso de tecnologia no setor supermercadista.
Em termos práticos, a primeira atividade objetiva do termo de cooperação é o estudo Cenário Tecnológico do Setor Supermercadista de Santa Catarina, que já está em andamento sob a coordenação de João Stringhini. Considerado o ponto de partida para embasar as demais atividades, o estudo tem como principais objetivos mapear as dores e desafios dos gestores de varejo, levar tecnologias que vêm sendo desenvolvidas no Estado para o setor e aproximar essas duas realidades, ainda distantes.
"Os supermercados estão vivenciando um temor às novas tecnologias como se, por conta delas, corressem o risco de deixarem de existir. A ideia desta pesquisa é mapear esses receios e entender como as soluções desenvolvidas por empresas de tecnologia voltadas ao varejo podem agregar e facilitar o dia a dia dos gestores desses comércios, além de trazer maior eficiência, automatização e, consequentemente, sustentabilidade e escalabilidade para os negócios", explica João Stringhini.
Uma equipe de psicólogos foi treinada especificamente para este estudo, cujo processo inclui realização de entrevistas qualitativas para entender as dores, desafios e opiniões das pessoas por trás dos negócios. A aplicação da pesquisa engloba as seis mesorregiões de Santa Catarina e, em cada uma delas, serão analisados pequenos, médios e grandes varejos. Stringhini explica que, dentro de cada um destes negócios, os psicólogos realizam entrevistas com duas figuras centrais para o estudo, com foco em obter diferentes percepções da operação varejista. Serão ouvidos o líder estratégico, que corresponde à pessoa que dá identidade e rosto ao negócio e expressa seus valores; e o líder de campo, entendido na pesquisa como a pessoa diretamente ligada à operação diária. Os insights obtidos a partir das conversas irão possibilitar o entendimento do contexto atual do varejo catarinense, como ele está adaptado às tecnologias, e de que forma isso pode ser otimizado no futuro.
Notícias relacionadas

Inovação foi responsável por mais da metade do aporte bilionário da indústria de alimentos em 2024

Uso de IA gera oportunidades para o varejo alimentar

Dia Supermercado volta ao iFood com foco em expansão do delivery na capital paulista
