ÚLTIMAS NOTÍCIAS
27/04/2025
Divisão de merchandising é uma das apostas comerciais do Barcelona, clube mais rico do mundo
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 15/01/2020
O Barcelona é um gigante do futebol há muitas décadas. Mas só agora o clube catalão se tornou o mais rico do planeta no ranking organizado pela consultoria Deloitte, superando Real Madrid, Manchester United, Bayern de Munique e Paris Saint-Germain, que completam a lista dos cinco mais valiosos do futebol mundial.
[noticiasRelacionadas]
Além das receitas de direitos de transmissão e bilheteria, sempre muito altas, novas decisões comerciais permitiram que o clube no qual joga Lionel Messi arrecadasse 840,8 milhões de euros na temporada 2018/2019, quase 150 milhões de euros a mais do que na temporada anterior e 83,5 milhões de euros acima do rival Real Madrid.
A principal mudança ocorreu no ano de 2018, quando o FC Barcelona criou a Barça Licensing and Merchandising, assumindo diretamente, por exemplo, o controle sobre as lojas com a marca do clube, passando a responder pela venda de camisetas e outros artigos em todo o mundo, ao contrário da maioria dos rivais, que terceiriza essa comercialização. "Isso mostra uma confiança e maturidade, claramente vendo sua marca como muito importante, tomando controle disso em todos os aspectos e buscando crescimento por conta própria”, analisa Dan Jones, chefe da área de Sports Business Group na Deloitte.
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais: LinkedIn , Instagram
e Facebook !
Notícias relacionadas

Ex-P&G é a nova CFO da General Mills no Brasil

Com dívida de meio bilhão, St Marche protocola pedido de Recuperação Extrajudicial

Rafael Ferri expande sua participação no GPA
