SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Marketplaces investem na venda de alimentos e ampliam a concorrência dos setor

21/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

gerações diversidade KPMG geração Z gestão de supermercados empresas familiares

Diversidade de gerações e inovação são essenciais para empresas familiares

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 15/06/2022

Foto: Divulgação

A diversidade de gerações o investimentos em inovação são essências para o sucesso das empresas familiares, segundo especialistas. Para Sebastian Soares, sócio líder de governança corporativa da consultoria KPMG, uma mudança recente nessas empresas é a chegada da geração Z. Trata-se de um grupo de pessoas que já nasceu no mundo digitalizado e que defende valores como sustentabilidade, responsabilidade social e governança corporativa de forma mais acentuada que as gerações de seus pais e avós.

[noticiasRelacionadas]

O especialista destaca uma pesquisa da consultoria realizada com 197 gestores de empresas familiares, que traça alguns gaps entre as gerações. Pelo levantamento,  55% dos membros da nova geração planejam participar da gestão,  mas apenas 11% dos integrantes seniores os consideram preparados para esse desafio. 

Para Dalton Sardenberg, professor de governança corporativa da Fundação Dom Cabral, os conflitos são negociáveis. De acordo com o especialista, essa geração tem feito contribuições decisivas para a modernização das empresas familiares e a criação das bases de sustentação desses negócios no futuro.

“Durante a pandemia, as empresas lideradas pela primeira geração concentraram as decisões nas mãos do fundador, tiveram um descompasso em relação ao momento certo para investimentos em tecnologia e sofreram mais”, afirma. “Já aquelas que estão na segunda ou terceira geração avançaram mais em seus processos de digitalização, mostraram maior abertura para delegar responsabilidades e se saíram melhor”, explica o professor.

A combinação perfeita para o sucesso dessas empresas é diferentes gerações e os investimentos em novas tecnologias constantemente, além de estar atento às questões de responsabilidade social.

Cassio Spina, presidente e fundador da Anjos do Brasil, resume bem a atratividade da combinação, ao lembrar que empresas com esse perfil têm maior potencial de inovação e de proporcionar bom retorno financeiro. “Como existe a figura do controlador, fica mais fácil conhecer a visão estratégica de médio e longo prazos”, complementa.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                                  LinkedIn                                  ,                                  Instagram                                  e                                   Facebook

COMPARTILHAR
TAGS:gerações, diversidade, KPMG, geração Z, gestão de supermercados, empresas familiares, supermercadistas, varejistas, varejo alimentar
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

FLV em loja do Pão de AçúcarGestão e negócios

Varejo alimentar enfrenta desafios para manter o crescimento

MANTIQUEIRA BRASIL - OVOS NOVA REGULAMENTAÇÃORegulamentação

Nova regra exige dados de validade nos ovos a partir de março

Adobe StockExperiência do Shopper

A era da cocriação: mais do que nunca, o cliente é o protagonista das estratégias de trade

Supermercados MundialGestão de Pessoas

Supermercados Mundial capacitou funcionárias grávidas com suporte integral

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados