SA+ Ecossistema de Varejo

Dia Supermercados Dia Resultados 2023 Walmart Casino Cencosud

Dia registra prejuízo de EUR 154 milhões no Brasil e avalia saída do país

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 01/03/2024


Foto: Divulgação

No Brasil, as operações do Dia , varejista espanhola, registraram prejuízo de EUR 154 milhões no ano passado – um aumento de aproximadamente EUR 82 milhões em relação a 2022. A companhia também registrou queda de 12% nas vendas de mesmas lojas, encerrou 18 PDVs e finalizou o ano com 590 unidades.

[noticiasRelacionadas]

Segundo a empresa, as operações no país sofreram com uma “deterioração nos resultados financeiros, afetados pelo contexto de mercado altamente competitivo, o que levou a iniciativas promocionais”. Além do prejuízo dobrado, a rede também tem fluxo de caixa negativo e vem sentindo o impacto da concorrência com os atacarejos, um dos modelos de negócio que mais cresceram em vendas no ano passado, segundo a NielsenIQ.

Representantes da empresa ainda relatam que estão avaliando opções estratégicas sobre as operações no Brasil, dado a performance financeira, e devem tomar uma decisão ainda neste ano sobre o seu futuro, conforme informamos em novembro de 2023, quando a empresa contratou a Lazard para buscar um novo investidor em suas operações no Brasil .

Os resultados em território nacional estavam abaixo do esperado. Segundo o apurado pelo Valor, as negociações avançam lentamente, porém o varejista mantém seu plano de saída do país para 2024.

Durante uma videoconferência para comentar sobre as decisões estratégicas do portfólio, Martín Tolcachir, CEO global do Dia, disse que há um processo de “reposicionamento do core” do grupo para fechar operações em andamento e o Brasil foi um dos países citados.

Nos últimos anos, outras redes estrangeiras também deixaram o Brasil, como é o caso do Makro, Walmart e Casino com sua participação no GPA. Percebe-se também mais fechamento de negócios do que entradas, especialmente no comércio alimentar. 

Essa desglobalização no comércio varejista físico se dá principalmente pela dificuldade de adaptação das redes estrangeiras e o cenário competitivo cada vez mais acirrado. 

Em relação ao Walmart, por exemplo, a saída foi incentivada pelos resultados abaixo do esperado e a complexidade tributária. Para José Barral, membro do conselho da SA+ Ecossistema de Varejo e ex-CEO do Sonda, até mesmo com o Carrefour, empresa francesa que lidera os rankings do varejo alimentar brasileiro, podemos perceber que o maior negócio atualmente é o Atacadão – uma bandeira nacional.

O executivo ainda comenta que os grupos podem evoluir e crescer, mas há uma forte concorrência com redes regionais como Muffato, Mateus e Pereira, e cita o exemplo do Cencosud, varejista chileno dono de bandeiras como Giga Atacado e Prezunic, que demorou para se acertar no país.

Em movimento contrário a essa tendência, a Oxxo, rede mexicana, tem se expandido cada vez mais desde a sua chegada no país em 2021 e hoje atua com mais de 350 lojas.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+ Ecossistema de Varejo? Então nos siga nas redes sociais:  LinkedIn  Instagram  Facebook

COMPARTILHAR
TAGS:Dia Supermercados, Dia, Resultados 2023, Walmart, Casino, Cencosud, Makro
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Pague Menos - Ribeirão PretoNovas Lojas

Varejistas regionais aceleram expansão no Sudeste

Dia a Dia e ICOS unem esforços para beneficiar 5.000 crianças vulneráveis ​​no DFEducação

Dia a Dia e ICOS unem esforços para beneficiar 5.000 crianças vulneráveis ​​no DF

ESG_AdobeSTockGestão e negócios

GPA, Cencosud, Carrefour e Assaí destacam avanços em ESG nos resultados do 3T24

Grupo-Mateus-Mix-MateusResultados 3T24

3T24: Grupo Mateus tem aumento de 3,4 p.p. no crescimento em vendas nas mesmas lojas

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados