18/02/2025
Desempenho das vendas do GPA, Carrefour e Assaí no 1º tri sugere diferentes momentos e desafios
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 20/04/2022
Foto: Divulgação
Três das maiores redes do varejo alimentar - GPA, Carrefour e Assaí - divulgaram seu desempenho preliminar em vendas referentes ao primeiro trimestre deste ano.Os números sugerem momentos distintos de cada uma.
No caso do GPA, o período foi marcado pela transição da operação no Brasil, com a saída do formato de hipermercados e a adaptação dos demais modelos ao novo momento da empresa.
O faturamento bruto do GPA Brasil, no perímetro continuado, excluindo postos, somou R$ 3,8 bilhões, em linha com os três primeiros meses de 2021, impactado por um efeito pontual na ruptura, explicado pelo momento de ajuste na malha logística após os fechamentos dos hipermercados Extra Hiper.
[noticiasRelacionadas]
Mesmo com um cenário macroeconômico desafiador, queda de venda do mercado no segmento premium e mudanças operacionais ocasionadas pelos ajustes necessários à transformação do Novo GPA, a bandeira Pão de Açúcar ficou em linha com o mesmo período de 2021. Neste primeiro trimestre de 2022, mesmo com o fechamento de todos os Extra Hiper, a penetração de vendas online total foi de 9,9%, e a venda do e-commerce totalizou R$ 369 milhões, um crescimento de 44% ante o primeiro trimestre de 2021, excluindo as vendas dos hipermercados que foram descontinuados.
Já o Carrefour Brasil continua tendo o crescimento de vendas puxado sobretudo pelo formato de atacarejo, com a operação de varejo sofrendo mais a conjuntura econômica. Para se ter uma ideia, no Atacadão. As vendas brutas cresceram 18,6%, atingindo R$ 15 bilhões. Em mesmas lojas, a alta foi de 9,2% de 1º Tri, excluindo efeito calendário de -0,7%. No período foram inauguradas duas lojas e existem sete em construção. A expansão contribuiu com avanço de 9,7% para o faturamento.
O Carrefour Varejo, por sua vez, apresentou expansão abaixo do cash & carry, com aumento de 4,8% nas vendas brutas, atingindo R$ 5,7 bilhões. Mesmo assim, a companhia considerar o percentual como um avanço de " um dígito alto". Segundo comunicado, nos três primeiros meses do ano, houve, no formato de hopermercados, ganho de 1,7 ponto percentual no NPS (que mede a satisfação dos consumidores). As categorias bazar e têxtil retomaram o crescimento nas lojas físicas.
O Assaí Atacadista , por sua vez, continua avançando e em plena expansão. Registrou forte aceleração do faturamento bruto, atingindo R$ 12,5 bilhões, um incremento de R$ 2,1 bilhões ante o mesmo período de 2021. As receitas líquidas somaram R$ 11,4 bilhões, avanço de 21,1%. De acordo com a empresa, essa evolução reflete a alta performance das 32 lojas inauguradas nos últimos 12 meses, cujo crescimento foi de 15,4%.
Já no conceito mesmas lojas mesmas lojas avançou 6,7% no período, com progressão ao longo do trimestre e o crescimento duplo-dígito no acumulado de fevereiro e março, mesmo diante da forte base de comparação (+11,2%) e persistência dos movimentos de trade down dos consumidores.
Das 10 lojas orgânicas previstas para 2022, quatro foram inauguradas entre janeiro e março deste ano e seis lojas estão em fase de obras. O avanço do processo de conversão de hipermercados: 60 pontos comerciais já em posse do Assaí, localizados em regiões centrais, maduras e adensadas de grandes capitais e cidades referência.
Cerca de 40 lojas, com previsão de abertura a partir do 2º semestre de 2022, já estão em fase de obras.
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:
LinkedIn
,
Instagram
Notícias relacionadas

Varejista mineiro quer ampliar sua participação no GPA

Galeria de lojas e ampliação de serviços são a aposta da vez para os atacarejos

Carrefour pretende fechar seu capital no Brasil
