SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Entenda como os marketplaces têm se inserido no cenário competitivo do varejo alimentar

21/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Grupo Koch História Santa Catarina Sul Feira Atacarejo

Das feiras para o posto de maior supermercadista de Santa Catarina

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 31/07/2023


Foto: Arquivo SA+

Em 2022 o Grupo Koch faturou R$ 6,4 bilhões, e atualmente é considerado a maior rede de supermercados de Santa Catarina. Ao todo o Grupo possui 57 lojas, das quais 20 são supermercados e 37 são atacarejos em 27 cidades. Com planos de expansão em vista, a rede soma investimentos que alcançam R$ 350 milhões nas inaugurações e pretende abrir uma média de 10 lojas por ano.

[noticiasRelacionadas]

Segundo José Koch, presidente da empresa em entrevista para o Estadão, a história da rede teve início nos anos 80 em Antônio Carlos, um município da Grande Florianópolis, em Santa Catarina, onde ele e sua família plantavam verduras. 

Após seu irmão mais velho convencer o pai a comprar a Kombi de seus vizinhos, José e seus outros irmãos começaram ir às feiras de outros municípios da região para vender as hortaliças que muitas vezes apodreciam no campo. Com o tempo eles foram observando um retorno expressivo nesse ambiente, e conforme cresceram como feirantes, participando daquele comércio diariamente, exceto nas segundas-feiras, o transporte dos produtos começou a ser realizado com um caminhãozinho.

De acordo com Koch a rotina era pesada, as verduras eram colhidas na tarde anterior à feira, e na madrugada, às 2 da manhã, eles saíam do sítio à caminho do Ceasa para complementar o mix de verduras. Assim, das 6 da manhã até o meio-dia ficavam no local independente do tempo. 

Essa história durou 14 anos até o dia que abriram uma quitanda. A loja possuía 600 m², uma metragem que após a obra foi considerada grande demais para comportar somente as hortaliças, e por este motivo começaram a vender outros produtos para aproveitar o espaço vago – assim surgiu o 1º minimercado e o planejamento de entrar no ramo de supermercados
 
Devido à falta de conhecimento e de crédito para capital de giro, esse primeiro momento foi cercado de dificuldades. A solução encontrada para conseguir começar a operar a loja foi contratar um gerente que já possuía experiência no setor. A 2ª loja da rede foi inaugurada somente em 1999, 5 anos depois da primeira abertura, porém dessa vez o espaço contava com uma estrutura melhor. Após essa inauguração, o SuperKoch seguiu com aberturas ano após ano. 

Mais recentemente, em 2017 o Grupo deu um grande passo e entrou para o ramo de atacarejos com o lançamento da bandeira Komprão Atacadista, algo que segundo José auxiliou no crescimento em um curto espaço de tempo, pois deu muito certo. O presidente ainda destaca que a pandemia favoreceu em muito o atacado

Seguindo seu histórico que teve início nas feiras, um fator de grande importância para rede é a seção de hortifrúti – algo que de acordo com Eugênio Foganholo, consultor de varejo e sócio da Mixxer Desenvolvimento Empresarial é uma seção capaz de gerar a percepção de qualidade e atrair os consumidores para loja, aumentando a fidelidade e frequência dos shoppers. 

Outro aprendizado herdado da época em que trabalhavam em feiras foi na administração do dinheiro. Antes do supermercado, já entenderam que o que vendiam não era deles, pois tinham que pagar o fornecedor de quem haviam comprado pela manhã para garantir que no dia seguinte ele venderia para eles novamente. Para Koch essa confusão entre o faturamento e o que realmente sobra após aplicado todos os custos e despesas é o motivo pelo qual muitas empresas do ramo não conseguem passar do 1º ano.

Atualmente o Grupo Koch é administrado por José e os 4 irmãos, todos com o mesmo percentual de participação.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+ Ecossistema de Varejo? Então nos siga nas redes sociais:   LinkedIn,   Instagram   e   Facebook

COMPARTILHAR
TAGS:Grupo Koch, História, Santa Catarina, Sul, Feira, Atacarejo, Hortifrúti
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

ABC PlusExpansão

Grupo ABC inaugura sua primeira loja do segmento premium

Max Atacadista - Grupo MuffatoExpansão

Grupo Muffato investe R$ 50 milhões e chega a nova cidade com atacarejo

AtacadãoResultados

Grupo Carrefour Brasil registra aumento de 13,4% no Ebitda em 2024

ATACAREJO MAX ATACADISTA, DO GRUPO MUFFATOExpansão

Max Atacadista, do Grupo Muffato, anuncia atacarejo de última geração para este semestre

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados