ÚLTIMAS NOTÍCIAS
21/02/2025
Das feiras para o posto de maior supermercadista de Santa Catarina
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 31/07/2023
Foto: Arquivo SA+
Em 2022 o Grupo Koch faturou R$ 6,4 bilhões, e atualmente é considerado a maior rede de supermercados de Santa Catarina. Ao todo o Grupo possui 57 lojas, das quais 20 são supermercados e 37 são atacarejos em 27 cidades. Com planos de expansão em vista, a rede soma investimentos que alcançam R$ 350 milhões nas inaugurações e pretende abrir uma média de 10 lojas por ano.
[noticiasRelacionadas]
Segundo José Koch, presidente da empresa em entrevista para o Estadão, a história da rede teve início nos anos 80 em Antônio Carlos, um município da Grande Florianópolis, em Santa Catarina, onde ele e sua família plantavam verduras.
Após seu irmão mais velho convencer o pai a comprar a Kombi de seus vizinhos, José e seus outros irmãos começaram ir às feiras de outros municípios da região para vender as hortaliças que muitas vezes apodreciam no campo. Com o tempo eles foram observando um retorno expressivo nesse ambiente, e conforme cresceram como feirantes, participando daquele comércio diariamente, exceto nas segundas-feiras, o transporte dos produtos começou a ser realizado com um caminhãozinho.
De acordo com Koch a rotina era pesada, as verduras eram colhidas na tarde anterior à feira, e na madrugada, às 2 da manhã, eles saíam do sítio à caminho do Ceasa para complementar o mix de verduras. Assim, das 6 da manhã até o meio-dia ficavam no local independente do tempo.
Essa história durou 14 anos até o dia que abriram uma quitanda. A loja possuía 600 m², uma metragem que após a obra foi considerada grande demais para comportar somente as hortaliças, e por este motivo começaram a vender outros produtos para aproveitar o espaço vago – assim surgiu o 1º minimercado e o planejamento de entrar no ramo de supermercados.
Devido à falta de conhecimento e de crédito para capital de giro, esse primeiro momento foi cercado de dificuldades. A solução encontrada para conseguir começar a operar a loja foi contratar um gerente que já possuía experiência no setor. A 2ª loja da rede foi inaugurada somente em 1999, 5 anos depois da primeira abertura, porém dessa vez o espaço contava com uma estrutura melhor. Após essa inauguração, o SuperKoch seguiu com aberturas ano após ano.
Mais recentemente, em 2017 o Grupo deu um grande passo e entrou para o ramo de atacarejos com o lançamento da bandeira Komprão Atacadista, algo que segundo José auxiliou no crescimento em um curto espaço de tempo, pois deu muito certo. O presidente ainda destaca que a pandemia favoreceu em muito o atacado.
Seguindo seu histórico que teve início nas feiras, um fator de grande importância para rede é a seção de hortifrúti – algo que de acordo com Eugênio Foganholo, consultor de varejo e sócio da Mixxer Desenvolvimento Empresarial é uma seção capaz de gerar a percepção de qualidade e atrair os consumidores para loja, aumentando a fidelidade e frequência dos shoppers.
Outro aprendizado herdado da época em que trabalhavam em feiras foi na administração do dinheiro. Antes do supermercado, já entenderam que o que vendiam não era deles, pois tinham que pagar o fornecedor de quem haviam comprado pela manhã para garantir que no dia seguinte ele venderia para eles novamente. Para Koch essa confusão entre o faturamento e o que realmente sobra após aplicado todos os custos e despesas é o motivo pelo qual muitas empresas do ramo não conseguem passar do 1º ano.
Atualmente o Grupo Koch é administrado por José e os 4 irmãos, todos com o mesmo percentual de participação.
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+ Ecossistema de Varejo? Então nos siga nas redes sociais: LinkedIn, Instagram e Facebook
Notícias relacionadas

Grupo ABC inaugura sua primeira loja do segmento premium

Grupo Muffato investe R$ 50 milhões e chega a nova cidade com atacarejo

Grupo Carrefour Brasil registra aumento de 13,4% no Ebitda em 2024
