Consumo deve aumentar em quase 8% no 3º trimestre de 2023
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 25/07/2023
Foto: Adobe Stock
O consumo deve aumentar em 7,78% no 3º trimestre deste ano em relação ao mesmo período em 2022, e 1,32% em relação ao 2º trimestre de 2023 – é o que apontam dados do estudo conduzido pelo IBEVAR - FIA Business School sobre as tendências de consumo.
Segundo Claudio Felisoni de Angelo, presidente do IBEVAR e professor da FIA Business School, entre setembro de 2022 e mesmo mês em 2023, projeta-se um crescimento de 3,97% no consumo.
Ainda de acordo com Felisoni, em comparação com os 3 primeiros trimestres deste ano a expansão da ordem foi de 5,31%.
A pesquisa também se desdobrou sob as disposições de compras a partir de manifestações espontâneas dos consumidores nas redes sociais.
Este fator é responsável pela sondagem de categorias mais específicas totalizando 22 segmentos no final, onde em 17 se espera um crescimento ou manutenção (77%) e em apenas 5 projeta-se uma queda (23%).
Para Ângelo o cenário auspicioso é um reflexo da aprovação da reforma tributária. “Entretanto, o comprometimento da renda real, evidenciado na expansão contínua da inadimplência, pode diminuir ou mesmo frear esse movimento expansionista”, explica Felisoni.
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+ Ecossistema de Varejo? Então nos siga nas redes sociais: LinkedIn, Instagram e Facebook