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Consumo de itens indulgentes cresceu e tende a aumentar ainda mais neste final de ano

POR SA+ Branded Content

Conteúdo patrocinado por Docile

EM 18/11/2022

PRODUZIDO POR SA CONTENT

Explorar o checkout potencializa a possibilidade de conversão

Na contramão do cenário econômico instável e consequente diminuição da cesta de compras, o consumo de alimentos indulgentes tem aumentado e se mantido em alta. Diversas pesquisas confirmam a tendência, como o Panorama da Neogrid referente ao primeiro semestre de 2022, que aponta um crescimento de cerca de 10% de categorias como doces e snacks.

O mercado espera ainda que datas como Black Friday, Copa do Mundo, Natal e Ano Novo impulsionem ainda mais esses produtos. Dados do ano passado e pesquisas sobre expectativas para este ano mostram que os eletroeletrônicos têm dado lugar para itens alimentícios neste período promocional. 

Levantamento da Behup que relaciona o consumo da Copa do Mundo com a Black Friday aponta que, entre as categorias que lideram a expectativa, estão compras de supermercado, representando 14%.  

Esse é o cenário ideal para repensar a categoria de candies em sua loja, um mix muitas vezes esquecido e pouco valorizado, mas que traz margens interessantes e que pode ter mais vendas geradas por impulso ou por absorção de outros canais, como os atacadistas de doce. 

Docile , referência nacional na produção de doces e guloseimas, vê o potencial do varejo alimentar e para ajudar os varejistas criou o programa Loja Perfeita, que indica a definição adequada de sortimento e execução

“A nossa expertise na categoria permite levar uma verdadeira consultoria para o varejo trabalhar o mix correto, ativações que geram fluxo, vendas e, principalmente, rentabilidade por apresentar categorias de excelente valor e margens”, reforça Rodrigo Catto, gerente de trade marketing da Docile. 

Exemplo de ponto extra, estratégia que pode impulsionar o consumo   

Algumas dicas da empresa: 

  • Criar pontos extras nos corredores de maior circulação da loja para gerar visibilidade e despertar o desejo da indulgência, já que o ponto natural da categoria não é destino por não estar na lista de compras 
  • Explorar o checkout por ser um local em que 100% dos shoppers passam na sua jornada de compra, potencializando a possibilidade de conversão 
  • Fazer cross merchandising com categorias de alto giro, como mercearia, bebidas e padaria 

Expertise no segmento em todo o mundo 

A Docile possui um mix completo com mais de 170 produtos entre tradicionais e premium, em doses para todos tipos de consumo, como monodoses e embalagens para compartilhar. A empresa exporta suas fabricações para cerca de 80 países e tem grande representatividade no mercado norte-americano, referência no segmento. 

Com crescimento exponencial em um ritmo de dois dígitos nos últimos anos, a expectativa para 2022 é de um aumento de mais de 30%. No ano passado, a empresa cresceu acima da média do mercado tanto em volume como em valor.

Em 2022 (1º semestre 2022x2021), de acordo com dados da Nielsen, as Gelatinas tiveram um incremento de 10% em volume e 25% em valor. A Docile aumentou em 40% seu volume de vendas e 60% em valor. 

No mesmo período - 1º semestre de 2022 ante 2021, a categoria de Regaliz/Canudinhos cresceu 21% em volume e 27% em valor, enquanto a Docile também se manteve acima da média, com crescimento de 61% em volume e 112% em valor.

 

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TAGS:docile, balas e guloseimas, categoria candies, vendas fim de ano, supermercados, supermercadistas, varejistas, varejo alimentar
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