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Kantar Pesquisa Hábitos de consumo E-commerce Alta nos preços

73% dos consumidores brasileiros mudaram seus hábitos de compra nos últimos anos

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 16/06/2023


Foto: Adobe Stock

De acordo com o Consumer Insights 2023, estudo produzido pela Kantar , uma das líderes globais em dados, insights e consultoria, 73% dos brasileiros adaptaram os padrões de compra para enfrentar os desafios relacionados à alta de preços dos últimos anos. Conforme os dados, os consumidores estão visitando mais canais e 51% estão priorizando embalagens menores para equilibrar os gastos. As dimensões de embalagens média (30%), grande (12%), extragrande (2%) e a granel (5%) seguem com uma certa distância atrás.

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O estudo, que analisou para dentro dos lares 11.300 domicílios de todas as regiões e classes sociais do país, e para fora do lar, 43 milhões de indivíduos, acompanha o comportamento do comprador brasileiro, e traz uma visão sobre a aquisição e uso dos bens de consumo massivo, como alimentos, bebidas, artigos de limpeza do lar e itens de higiene e beleza pessoal. 

Segundo a análise, no primeiro trimestre de 2023, a omnicanalidade se intensificou no Brasil, com 55% dos brasileiros visitando de cinco a sete canais de compras. Além disso, houve um aumento de 22% no gasto médio por lar e um crescimento de 60% na frequência. Por outro lado, o e-commerce mostrou estagnação nos gastos, com uma queda de 2,8% em frequência e uma retração de 1,1% em tíquete médio. Segundo a Kantar, o aumento de preços desacelerou os ganhos das famílias e prejudicou a lealdade dos desembolsos algo que reflete a estagnação nos gastos

Entre os canais de compra de bens de consumo massivos que se destacaram no último trimestre do ano passado e no primeiro trimestre de 2023 estão os atacarejos e os supermercados independentes, sendo o primeiro responsável por atrair 3 milhões de novos lares, enquanto o segundo, junto a  farmácias conquistou 1,8 milhões de novos lares. Nos  tíquetes médios os aumentos foram de 22% e 12% respectivamente.

Outro fato levantado pela pesquisa é sobre as diferenças nos padrões de compra ao longo dos meses. Do 1º ao 10º dia, o abastecimento ganha importância em volume, com 54,3% no primeiro trimestre de 2023, tal tendência é impulsionada por marcas econômicas e compradores de 30 a 49 anos de idade. Entre o 11º e 20º dia, com 16,1%  a proximidade ganha relevância impulsionada por compradores acima de 40 anos e produtos Mainstream. Já do 21º dia até o fim do mês, volta o abastecimento (45%), mas, dessa vez, incentivado por usuários acima de 50 anos de idade e pelas companhias Economy.

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TAGS:Kantar, Pesquisa, Hábitos de consumo, E-commerce, Alta nos preços
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