14/05/2025
Conheça projeto de loja que une experiência do delivery à da loja física
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 13/01/2021
IMAGENS 123RF / PHOTODISC
As lojas de um futuro próximo podem ser um pouco diferentes das que existem hoje. Um estudo feito por uma empresa americana de arquitetura e engenharia especializada em varejo mostra que o consumidor está pronto para um novo design. O modelo integraria a loja tradicional à dark store – aquela transformada em centro de operações para delivery e retirada das compras.
A WD Partners, empresa que fez o estudo, constatou que 52% das pessoas se renderam ao abastecimento rápido e que 48% pretendem voltar às lojas com a mesma frequência do período pré-pandemia. Investigou também outros comportamentos e, com base na massa de dados, desenhou plantas baixas de lojas híbridas, que foram submetidas aos mesmos entrevistados. O modelo teria uma área de vendas pequena, com bem menos itens, e contaria com um micro ou médio CD para acesso a um sortimento amplo e ao serviço de seleção e empacotamento dos produtos.
Nesse novo modelo de loja, o shopper não poderá escolher todos os itens nas prateleiras, mas alguém fará isso enquanto ele toma um café ou participa de um curso de culinária, por exemplo
O resultado da pesquisa surpreendeu: 86% dos entrevistados disseram estar abertos e prontos para embarcar no novo modelo. O shopper manteria o prazer da compra presencial, mas não teria o trabalho de percorrer corredores, escolher os SKUs, passar pelo checkout e empacotar. O estudo da WD Partners, feito em julho entre americanos, é um ensaio sobre as dúvidas que desassossegam os varejistas em todo o mundo, mas dá o que pensar. Concorda?
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais: LinkedIn , Instagram
e Facebook !
Notícias relacionadas

Stok Center reforça estratégia de expansão no interior gaúcho

Cerca de 25% das lojas de bairro não recebem visitas da indústria

O varejo como experiência: a aposta da Target para atrair consumidores
