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Conheça os erros mais comuns ao estruturar uma campanha de marketing

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 03/01/2023

Foto: Stock Adobe

Com o mercado cada vez mais competitivo, é preciso muito estudo para estruturar uma campanha de marketing assertiva e com o menor número de equívocos possíveis. Para isso, e necessário preparar uma estratégia de marketing sólida e eficaz para criar reconhecimento da marca e impulsionar o crescimento dos negócios.

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Diante deste cenário, Glaucia Hora, gerente de Marketing Digital Senior da CM.com, destaca seis erros comuns que muitas pessoas cometem ao estruturar uma campanha de marketing. São eles:

Campanha sem planejamento
Um dos maiores erros que podem ser cometidos em uma campanha de marketing é a falta de planejamento. Este é o momento para mapear o público-alvo, fazer pesquisa de mercado, elaborar estratégias, objetivos e metas. A partir do planejamento é possível ter uma ideia clara de onde alocar recursos, quando cada ação será realizada e como os resultados serão medidos. É a partir desta fase que se escolhe o tom e a linguagem da campanha, que devem ser coerentes com a identidade e os valores da marca. 

Público-alvo indefinido
Outra falha comum é não conhecer bem seu público-alvo. O propósito de uma campanha é se comunicar com alguém, portanto, deve-se conhecer para quem você irá direcionar sua mensagem e qual a melhor forma de fazer isso. A identificação do público faz parte da fase de planejamento e por meio dela é possível descobrir a faixa etária, gênero, profissão, região, preferências de compra, comportamento e muito mais. 

Comunicação e experiências tradicionais
O consumidor está cada vez mais exigente e as empresas que não investem em experiências personalizadas ficarão para trás. Hoje, o mercado dispõe de diversas ferramentas que podem – e devem – ser utilizadas pelas equipes de marketing durante diferentes estágios da jornada de compra. Um bom exemplo é o e-mail marketing, que envia atualizações sobre novos produtos, ofertas especiais, informações acerca de compras e entrega, entre outros. Esta ferramenta também permite a interação com os clientes durante as compras, como o envio de conteúdo relevante sobre cuidados com o produto, o que torna a experiência ainda mais memorável.

Ausência nas redes sociais
Empresas que não utilizam redes sociais de maneira consistente perdem um enorme potencial de conquistar novos clientes e se conectar com quem já conhece a marca. O Instagram é uma ótima rede para divulgar seu produto, pois disponibiliza diferentes formatos, como stories, reels, fotos no feed em formato carrossel e mais. Além da promoção comercial, é importante balancear com postagens informativas que tenham relação com sua marca, o que agrega ainda mais valor. 

Não apostar no marketing multicanal
Tanto o consumidor quanto as marcas estão presentes em diferentes canais de comunicação. O WhatsApp, E-mail, Telegram e Facebook são os principais meios utilizados para divulgação e atendimento. Dessa forma, o marketing omnichannel entra em cena para unificar todos estes pontos de contato e simplificar a jornada do consumidor. A partir disso, é possível aumentar consideravelmente a chance de vendas, pois o omnichannel reduz as barreiras que muitas vezes levam o cliente a desistir da compra no meio do caminho. Outra vantagem deste recurso é a coleta e armazenamento de dados valiosos, vindos de diferentes canais, para prever tendências e comportamentos.

Esquecer o pós-vendas
Muitas equipes focam somente na conversão de clientes e se esquecem de um fator muito importante: o pós-vendas. Essa etapa final permite a obtenção de um feedback dos clientes acerca do produto, serviço e atendimento, o que gera clareza sobre os erros e acertos que sua marca pode estar cometendo. Outro fator importante é a fidelização do cliente, que ocorre por meio deste contato contínuo. 

É evidente que mais do que nunca as empresas precisam de uma estratégia de e-mail marketing eficaz. Usado corretamente, a automação pode trazer inúmeros benefícios. Então: reúna e aumente suas listas de e-mail com comunicação multicanal, segmente suas listas em grupos lógicos com base em dados empíricos, use testes A/B e conteúdo condicional para enviar a mensagem certa para as pessoas certas, configure fluxos de trabalho automatizados e alimente seus leads.

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TAGS:marketing, redes sociais, multicanal, pós-vendas
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