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ADM Global Marketing nutrição corpo

Conheça oito novas tendências de consumo

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 22/12/2021

Foto: iStock

A ADM, líder mundial em nutrição e fornecedora de muitas das principais marcas mundiais de alimentos, bebidas e saúde e bem-estar, acaba de lançar sua segunda lista anual de tendências globais de consumo. O levantamento fornece uma análise de cada espaço de crescimento pronto para decolar no novo ano. Esses insights são usados pelas principais marcas de consumo do mundo para fomentar a inovação de produtos.

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De acordo com Gonzalo Rodriguez, vice-presidente Global Marketing das áreas de nutrição animal e nutrição humana da ADM, os insights podem ajudar a indústria a colocar nas prateleiras produtos que vão atender aos anseios mais recentes dos consumidores finais. “Nossa criatividade e expertise técnica somados ao vasto portfólio de ingredientes, capacitam a ADM a desenvolver soluções alinhadas às demandas do mercado, com elevado padrão de qualidade e de modo sustentável”, declara.

As oito principais tendências de consumo que promovem o crescimento global atual e futuro, e apontam o caminho para as plataformas de inovação, renovação e desenvolvimento da ADM são:

1. Nutrição para o corpo e para a mente

Os consumidores desejam ser mais proativos em relação à mente e ao corpo por meio de uma abordagem equilibrada à dieta e ao estilo de vida. A nutrição saudável é uma das formas que os consumidores usam para promover seu bem-estar holístico. A Outside VoiceSM constatou que 57% dos brasileiros regularmente tomam medidas para apoiar sua saúde mental. 

Foto: Divulgação

2. Estilos de vida com alimentos de origem vegetal
Uma abordagem flexitariana à alimentação é a tendência atual, uma vez que os consumidores buscam uma nutrição funcional, saudável e de origem vegetal para promover estilos de vida saudáveis e ecologicamente corretos. A expectativa é a de que as proteínas alternativas representarão muito provavelmente 11% do mercado total de proteínas em 2035. De acordo com o levantamento, 50% dos consumidores brasileiros estão gerenciando seu consumo de carne. 

3. Microbioma na raiz do bem-estar
Atualmente, os consumidores procuram alimentos, bebidas e suplementos que contribuam para a saúde do intestino e para o bem-estar geral. Eles relacionam a saúde intestinal à função imunológica, a aspectos do metabolismo e até ao humor, à acuidade mental e à sensação de estarem energizados. 67% dos consumidores brasileiros relacionam saúde e bem-estar com uma forte imunidade / ser capaz de se recuperar de doenças rapidamente. 

4. Fornecedores transparentes e clean label
A demanda por produtos clean label, considerados pelos consumidores ingredientes da cozinha de verdade, é a aposta da vez. O consumidor de agora busca alimentos e bebidas que contenham ingredientes conhecidos e que possam ajudar a promover um estilo de vida saudável e sustentável. 72% dos brasileiros estão mais atentos com os ingredientes listados em alimentos e bebidas que compraram nos últimos 12 meses. 

5. Humanização dos animais de estimação
Os animais de estimação são vistos como parte da família -- uma tendência observada há algum tempo que se acelerou durante a pandemia. Isso se estende ao que os animais de estimação comem. Houve um aumento de 41% nas rações “100% naturais” lançadas em todo o mundo. A Outside VoiceSM também constatou que 16% dos brasileiros compraram alimentos para seus animais de estimação considerados luxuosos e 19% se referiram ao seu pet como um membro da família. 

6. Ração animal correta e responsável
A interconexão da cadeia de suprimentos dos produtos para animais é a principal preocupação do consumidor de hoje. Há uma demanda crescente por soluções otimizadas que promovam a nutrição humana e animal de forma eficiente e ecologicamente correta para várias espécies de animais. Mais da metade dos consumidores brasileiros (52%) estão preocupados com o bem-estar animal. Isso fez com que as marcas começassem a fornecer documentação digital para explicar como o animal foi criado, principalmente em relação ao consumo de antibióticos e/ou hormônios de crescimento.

7. O bem da sustentabilidade
Os consumidores veem a sustentabilidade como um imperativo moral, pois a conectam com o que é certo e ético, com sua comunidade e com o meio ambiente. 45% dos consumidores brasileiros consideram a preservação do meio ambiente como a razão primária para comprar produtos sustentáveis. Isso desencadeou uma demanda por uma produção ética e por práticas de fornecimento sustentáveis -- como a agricultura regenerativa e a produção de carbono negativo para proteger o suprimento de alimentos do futuro.

8. Fontes renováveis e biossoluções avançadas
Os consumidores estão mais conscientes do impacto ambiental de seu consumo e do sistema alimentar em geral, com foco específico no uso de materiais finitos e resíduos físicos. Com 81% dos brasileiros preocupados com a poluição decorrente de plásticos, os consumidores conscientes estão focados na procura por alimentos, produtos de higiene pessoal e de limpeza que atendam às necessidades de suas famílias, do meio ambiente e de suas comunidades locais. E eles acreditam cada vez mais que as empresas devem assumir responsabilidade maior pela redução do lixo e do uso de energia, desde o desenvolvimento até o descarte.

De acordo com a ADM, cada uma dessas tendências de crescimento representa uma oportunidade para as marcas inovadoras e com visão de futuro continuarem relevantes junto aos consumidores finais. 

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TAGS:ADM, Global Marketing, nutrição, corpo
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