SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Triple Win: a estratégia que transforma Trade Marketing em resultado real

04/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Transformação digital RockOn Adivsors Coop Rede Unno Grupo Mateus Bain & Company

Conheça iniciativas para garantir o futuro da sua empresa

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 16/03/2019

Um futuro de sucesso para as redes supermercadistas brasileiras passa pelo compartilhamento de interesses e objetivos entre varejo e indústria, o que traz grandes oportunidades de crescimento conjunto de modo consistente, conforme mostrou Flávio Boan, sócio-diretor da Falconi Consultores de Resultado em sua apresentação no II Fórum Nacional de Integração Varejo & Indústria. E o JBP (Joint Business Plan) , quando bem executado, é uma ferramenta eficiente nesse trabalho. De forma detalhada, Boan destacou os aspectos fundamentais para a construção do JBP e relatou os principais equívocos que geram desvios entre o previsto e o realizado nos planos comerciais traçados entre varejo e indústria.

E por falar em futuro, nada melhor do que prestar atenção em quem soube antecipar tendências no setor varejista, ainda mais quando se trata de uma empresa que terá presença cada vez mais forte no Brasil. Sim, estamos falando da Amazon . Muito se fala da companhia de Jeff Bezos, no entanto pouco se discute sobre maneiras de o varejo nacional se preparar para a concorrência com a Amazon por aqui. Esse foi justamente o tema abordado na exposição de Alfredo Pinto, sócio da Bain & Company , que comanda as operações da consultoria na América do Sul. Ficou claro que o avanço tímido da Amazon por aqui nos primeiros anos não deve iludir o setor, afinal a companhia tende a dar passos mais largos a partir de agora e, para que o varejo regional esteja preparado para encarar a concorrente, precisará dar motivo para o consumidor ir às lojas e ser eficiente na estratégia omnichanel.

Mesa Redonda

O futuro das empresas varejistas também foi discutido durante o Fórum em uma mesa redonda sobre o cenário da transformação digital em relação a pessoas, processos e tecnologia. Paulo Sergio Silva, fundador da consultoria especializada em digital RockOn Advisors , analisou o desafio de equilibrar a cultura tradicional das empresas, que atualmente paga as contas, com as novas demandas e desafios e na atração de novos talentos antenados. "Em dez anos, toda empresa vai ser de tecnologia", cravou.

Ilson Mateus Junior, diretor do Grupo Mateus , contou como foi o processo de desenvolvimento de um ERP próprio, depois de a empresa maranhense perceber que as opções disponíveis no mercado não estavam atendendo necessidades específicas da rede nem acompanhando seu rápido crescimento. O público também gostou de saber dos bons resultados obtidos após o Grupo Mateus separar a TI de suporte da parte de desenvolvimento.

Com larga experiência no setor varejista, Genival Beserra, presidente da Rede Unno , destacou que, na hierarquia das empresas, um erro comum é colocar a TI na alça do departamento financeiro. Para ele, avanços virão quando esse tipo de hierarquia rígida for quebrada.

Gustavo Ramos, diretor adjunto de supermercados da  Coop , também marcou presença no debate e fez questão de ponderar que a transformação digital acontecerá nas empresas após uma mudança de cultura. "A Coop, inclusive, está contratando uma consultoria de transformação de cultura", comentou.   

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:      LinkedIn     Instagram         Facebook     !

 

 

COMPARTILHAR
TAGS:Transformação digital, RockOn Adivsors, Coop, Rede Unno, Grupo Mateus, Bain & Company, Falconi Consultores de Resultados, JPB, Joint Business Plan, Plano comercial Anual, Amazon
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Seção de padaria do supermercado CoopInauguração

Coop amplia área de loja e investe em melhorias no layout interno

Komprão - Grupo KochCrescimento

Grupo Koch pode ultrapassar o marco de R$ 10 bi em faturamento

ABC PlusExpansão

Grupo ABC entra em novo segmento

Rede SupermarketExpansão

Supermarket abre 144ª unidade no Rio de Janeiro

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados