ÚLTIMAS NOTÍCIAS
06/05/2025
Conheça as soluções da Vapza para o segmento de Food Service com alimentos embalados à vácuo e cozidos a vapor
POR SA+ Branded Content
Conteúdo patrocinado por Vapza
EM 26/12/2022
PRODUZIDO POR SA CONTENT
O consumidor de hoje tem muitos canais de compra à sua disposição. Essa variedade é também uma estratégia de poupar tempo, algo cada vez mais escasso e valioso. Aliado a isso e a mudança de consumo sentida nos últimos anos, os alimentos prontos ou semiprontos têm se destacado nas lojas do varejo. A oportunidade está diretamente ligada ao food service e a própria indústria que estão avançando e ganhando mercado.
Contudo, a disputa pela atenção e preferência do consumidor torna a concorrência mais acirrada. Se sobressair neste cenário não se trata apenas de oferecer alternativas, mas também saber otimizar a operação, a fim de viabilizá-la. Afinal o varejista também precisa economizar seu tempo e de seus colaboradores.
No passado a área de “rotisseria” era um híbrido de aproveitamento de perecíveis e oferta incremental de produtos prontos. Hoje essa realidade é totalmente diversa, com a profissionalização, planejamento, manipulação de alimentos e crescimento da categoria e suas margens significativamente mais altas, quando comparadas com os alimentos tradicionais.
Por isso grandes redes nacionais que possuem os serviços de restaurante, rotisserie e lanchonete adotaram os produtos da Vapza. A empresa é pioneira e referência em alimentos cozidos a vapor e embalados a vácuo, proporcionando uma alimentação saudável, prática e segura. Fundada em 1994 nos Campos Gerais do Paraná, a Vapza possui tecnologia exclusiva de ponta no Brasil e oferece em seu portfólio grãos, tubérculos, vegetais e carnes.
“Fornecemos também, além do varejo alimentar, para o food service, que representa 46% de nossas vendas. Somente em 2022 comercializamos mais de 2 mil toneladas em produtos para esse segmento. Redes de São Paulo e Curitiba já adotaram a utilização de nossos produtos e depois expandiram para outras filiais pelo País", conta Enrico Milani, CEO da Vapza .
Em embalagens de 1kg a 3kg, e até em versões personalizadas para a necessidade de cada rede, os alimentos embalados a vácuo da Vapza proporcionam uma série de vantagens conforme a empresa apresenta a seguir:
- Trazem segurança alimentar pela menor manipulação dos alimentos e contato humano. Os produtos são embalados a vácuo e esterilizados.
- Diminuem o tempo de preparo, já que eliminam etapas como lavagem e cozimento dos alimentos.
- Além da economia de tempo, reduzem o consumo de água, gás, energia elétrica, mão de obra, material de limpeza e utensílios.
- Otimizam o espaço, já que reduzindo os processos de preparo, requer menos estrutura física e humana, contribuindo para a organização e limpeza do local, facilitando a estocagem e ganho de área.
- São armazenados em temperatura ambiente, sem necessidade de refrigeração e câmaras frias.
- Aumenta o rendimento. Os produtos da Vapza proporcionam 100% de aproveitamento, como o produto não tem perdas fica fácil seu planejamento.
- Possibilitam ampliar a oferta de receitas, quantidade de sabores e acompanhamentos, já que elimina a necessidade de preparo, necessitando apenas da montagem.
- Padronizam corte, textura, sabor, qualidade e finalização.
- Reduzem o desperdício. Mais de 60% dos restaurantes geram sobras de alimentos, mas só 37% fazem doações. Entre as etapas de produção que mais geram resíduos estão o pré-preparo (17,7%), produção excessiva (17,7%), a perda do prazo de validade (7,4%), produtos entregues em grande quantidade pelo fornecedor (10,2%) e o armazenamento de forma incorreta (6,8%)*.
*Pesquisa foi feita pela Ticket em parceria com a Comida Invisível com 175 estabelecimentos, divulgada no Mercado & Consumo em outubro de 2022
Notícias relacionadas

Roldão abre novo Centro de Distribuição

Grupo Mateus tem aumento de 27,4% no Ebitda

Nordestão planeja a abertura de 10 novas lojas até 2027
