20/02/2025
Conheça as estratégias de Carrefour e Pão de Açúcar para elevar vendas de saudáveis
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 16/07/2021
Fotos: Divulgação
Dupla exposição foi a estratégia adotada pelo Carrefour para os produtos saudáveis. No caso dos hipermercados, além do ponto natural, 92 lojas contam com o Corredor de Saudáveis, que agrupa esses itens num único espaço. Nele são comercializados mais de 3.500 itens.
[noticiasRelacionadas]
Segundo Wellington Juliani, responsável pelo desenvolvimento das marcas Carrefour, quando os produtos eram expostos apenas no ponto natural, o consumidor precisava “peregrinar” por toda a loja para encontrar itens específicos, como orgânicos, sem glúten e lactose, veganos, entre outros. “Pensando nesse cliente e a partir do conceito de ‘one stop shop’, o Carrefour reuniu os industrializados saudáveis em uma área especial”, explica. A empresa também criou linhas próprias desse segmento, como a Sabor & Qualidade, Carrefour Bio e Carrefour Veggie. Os preços são até 30% menores do que os similares.
Na varejista
Foi constatado crescimento nos itens saudáveis após a implementação em 2018 do movimento Act for Food, cuja proposta é dar maior acesso a esses produtos e ganhar escala nessas categorias
- As vendas triplicaram em produtos orgânicos
- Dobraram nos demais itens saudáveis
Pão de Açúcar
Já a bandeira de supermercados do GPA expõe os produtos saudáveis por categoria junto aos regulares e não faz diferenciação de sortimento por loja. “Ainda não existe um modelo consolidado, mas nosso objetivo é garantir que nenhum consumidor se sinta excluído dentro de nossas lojas”, conta Edson Santos, diretor comercial de mercearia da rede.
O Pão de Açúcar foi pioneiro no lançamento de uma marca própria saudável, a Taeq, que hoje tem cerca de 550 produtos entre orgânicos, veganos, integrais, sem açúcar, sem lactose, naturalmente saudáveis e minimamente processados. Além disso, Santos diz que a rede busca fornecedores que apresentem compromisso efetivo de levar qualidade de vida aos clientes. De forma geral, diz ele, não pode faltar no mix aveias, granola e açúcar demerara. “É um segmento que cresce todo ano acima de dois dígitos e teve um salto em 2020. A pandemia trouxe uma preocupação adicional para as pessoas em relação à saúde, que provavelmente consolidará essa tendência”, afirma, sem, no entanto, detalhar volumes de vendas ou faturamento.
Santos comenta que a rede não diferencia a margem de saudáveis dos tradicionais, mas que há um consenso no mercado de que, por terem menor escala, esses itens têm custos mais elevados.
Todas as marcas exclusivas do GPA, o que inclui também a Taeq, representaram 20,9% das vendas da companhia no 1º trimestre deste ano. Elas somam 5.200 SKUs no sortimento.
Leia também:
Está feliz com as vendas de itens saudáveis?
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais: LinkedIn , Instagram
Notícias relacionadas

Grupo Carrefour Brasil registra aumento de 13,4% no Ebitda em 2024

4T24: Pão de Açúcar e Extra Mercado apresentam o maior avanço nas vendas em mesmas lojas desde 2022

Carrefour pretende fechar seu capital no Brasil
