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Saudáveis Taeq Pão de Açúcar Carrefour

Conheça as estratégias de Carrefour e Pão de Açúcar para elevar vendas de saudáveis

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 16/07/2021

 

Fotos: Divulgação

Dupla exposição foi a estratégia adotada pelo Carrefour para os produtos saudáveis. No caso dos hipermercados, além do ponto natural, 92 lojas contam com o Corredor de Saudáveis, que agrupa esses itens num único espaço. Nele são comercializados mais de 3.500 itens.

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Segundo Wellington Juliani, responsável pelo desenvolvimento das marcas Carrefour, quando os produtos eram expostos apenas no ponto natural, o consumidor precisava “peregrinar” por toda a loja para encontrar itens específicos, como orgânicos, sem glúten e lactose, veganos, entre outros. “Pensando nesse cliente e a partir do conceito de ‘one stop shop’, o Carrefour reuniu os industrializados saudáveis em uma área especial”, explica. A empresa também criou linhas próprias desse segmento, como a Sabor & Qualidade, Carrefour Bio e Carrefour Veggie. Os preços são até 30% menores do que os similares.

Na varejista
Foi constatado crescimento nos itens saudáveis após a implementação em 2018 do movimento Act for Food, cuja proposta é dar maior acesso a esses produtos e ganhar escala nessas categorias

  • As vendas triplicaram em produtos orgânicos
  • Dobraram nos demais itens saudáveis

Pão de Açúcar

Já a bandeira de supermercados do GPA  expõe os produtos saudáveis por categoria junto aos regulares e não faz diferenciação de sortimento por loja. “Ainda não existe um modelo consolidado, mas nosso objetivo é garantir que nenhum consumidor se sinta excluído dentro de nossas lojas”, conta Edson Santos, diretor comercial de mercearia da rede.

O Pão de Açúcar foi pioneiro no lançamento de uma marca própria saudável, a Taeq, que hoje tem cerca de 550 produtos entre orgânicos, veganos, integrais, sem açúcar, sem lactose, naturalmente saudáveis e minimamente processados. Além disso, Santos diz que a rede busca fornecedores que apresentem compromisso efetivo de levar qualidade de vida aos clientes. De forma geral, diz ele, não pode faltar no mix aveias, granola e açúcar demerara. “É um segmento que cresce todo ano acima de dois dígitos e teve um salto em 2020. A pandemia trouxe uma preocupação adicional para as pessoas em relação à saúde, que provavelmente consolidará essa tendência”, afirma, sem, no entanto, detalhar volumes de vendas ou faturamento.

Santos comenta que a rede não diferencia a margem de saudáveis dos tradicionais, mas que há um consenso no mercado de que, por terem menor escala, esses itens têm custos mais elevados.

Todas as marcas exclusivas do GPA, o que inclui também a Taeq, representaram 20,9% das vendas da companhia no 1º trimestre deste ano. Elas somam 5.200 SKUs no sortimento.

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TAGS:Saudáveis, Taeq, Pão de Açúcar, Carrefour
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