ÚLTIMAS NOTÍCIAS
22/02/2025
Conheça as dicas do Google para alavancar as vendas no e-commerce
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 11/07/2022
Foto: Stock Adobe
Levantamento do Google mostra que as vendas físicas voltaram a crescer no início do ano. Na comparação com janeiro de 2021, no início houve um aumento de 5,7% nas vendas totais do varejo de 5,7%, mas uma queda de 26,6% se considerado apenas o e-commerce.A queda nas vendas digitais, no entanto, não significa que o segmento deixou de ser importante.
Pelo contrário, segundo pesquisa feita pelo Google com a Euromonitor o comportamento dos consumidores em relação ao varejo mostrou que mais da metade dos brasileiros se preocupam apenas com ter o produto que desejam — independentemente de ter sido comprado online ou offline. A previsão é de que, até 2025, o e-commerce cresça 42% no país, com o varejo sendo responsável por 39% desse crescimento de vendas.
[noticiasRelacionadas]
Para sua empresa alavancar os negócios, o Google dá algumas dicas. São elas:
1 - Entenda o que é sucesso para o seu negócio e crie metas
Segundo o Google, é muito importante saber os objetivos com a digitalização para um processo sustentável e duradouro. É necessário saber o que sua empresa espera alcançar, definir suas metas e criar um plano de como cumpri-las para que, assim, as expectativas estejam alinhadas com a estratégia adotada.
A semente da digitalização deve ser incorporada na cultura da empresa, em todas as instâncias e setores. A princípio, estratégias de sazonalidade são uma boa porta de entrada para investimento no digital, mas resultados robustos e efetivos demandam um processo contínuo e levado adiante por toda a organização.
2 – Meça seus resultados
A queda nas vendas digitais, no entanto, não significa que o segmento deixou de ser importante. Pelo contrário, segundo pesquisa feita pelo Google com a Euromonitor o comportamento dos consumidores em relação ao varejo mostrou que mais da metade dos brasileiros se preocupam apenas com ter o produto que desejam — independentemente de ter sido comprado online ou offline. A previsão é de que, até 2025, o e-commerce cresça 42% no país, com o varejo sendo responsável por 39% desse crescimento de vendas.
De acordo com o Google, uma mensuração bem-feita pode impactar não apenas a estratégia de marketing, como também de logística. Com esses dados em mãos, é possível, por exemplo, fazer parcerias mais efetivas com seus fornecedores.
3 – Esteja preparado para expansão e crescimento
Segundo o Google, a digitalização traz novas demandas para todos os setores da sua empresa, e vai exigir mais insumos, pessoas, treinamentos e estrutura.
É importante que todas as áreas estejam alinhadas. Se apenas a equipe de marketing estiver engajada no processo de digitalização e não for acompanhada pela logística, pelo comercial ou pelos recursos humanos, você pode estar criando um problema a longo prazo, e não uma solução para o seu negócio.
O ideal é ter uma base de dados muito bem integrada e reconhecer que o seu cliente é um só, independentemente de como ele faça as compras — online ou offline. Um dos riscos da falta de integração é criar experiências de consumidor insatisfatórias. E não adianta a experiência começar bem, ela precisa ser positiva durante a jornada completa do consumidor e continuar atrativa ao longo de todo o relacionamento com uma marca.
Ainda de acordo com o Google, o pioneirismo é uma característica importante de empresas e negócios que constroem trajetórias de sucesso. Para desenvolver a maturidade digital, o comprometimento do C-Level é fundamental. Para crescer e expandir, é preciso investir, mas sobretudo acreditar no digital.
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais: LinkedIn , Instagram e Facebook
Notícias relacionadas

Supermercados devem ter avanço de quase 2% nas vendas entre fevereiro e abril

Hortifruti Natural da Terra cresce 112% na venda de sorvetes

Pague Menos aposta em festivais para impulsionar faturamento
