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Google e-commerce Euromonitor digitalização vendas físicas

Conheça as dicas do Google para alavancar as vendas no e-commerce

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 11/07/2022

Foto: Stock Adobe

Levantamento do Google mostra que as vendas físicas voltaram a crescer no início do ano. Na comparação com janeiro de 2021, no início houve um aumento de 5,7% nas vendas totais do varejo de 5,7%, mas uma queda de 26,6% se considerado apenas o e-commerce.A queda nas vendas digitais, no entanto, não significa que o segmento deixou de ser importante.

Pelo contrário, segundo pesquisa feita pelo Google com a Euromonitor o comportamento dos consumidores em relação ao varejo mostrou que mais da metade dos brasileiros se preocupam apenas com ter o produto que desejam — independentemente de ter sido comprado online ou offline. A previsão é de que, até 2025, o e-commerce cresça 42% no país, com o varejo sendo responsável por 39% desse crescimento de vendas.

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Para sua empresa alavancar os negócios, o Google dá algumas dicas. São elas:

1 - Entenda o que é sucesso para o seu negócio e crie metas

Segundo o Google, é muito importante saber os objetivos com a digitalização para um processo sustentável e duradouro. É necessário saber o que sua empresa espera alcançar, definir suas metas e criar um plano de como cumpri-las para que, assim, as expectativas estejam alinhadas com a estratégia adotada.

A semente da digitalização deve ser incorporada na cultura da empresa, em todas as instâncias e setores. A princípio, estratégias de sazonalidade são uma boa porta de entrada para investimento no digital, mas resultados robustos e efetivos demandam um processo contínuo e levado adiante por toda a organização.

2 – Meça seus resultados

A queda nas vendas digitais, no entanto, não significa que o segmento deixou de ser importante. Pelo contrário, segundo pesquisa feita pelo Google com a Euromonitor o comportamento dos consumidores em relação ao varejo mostrou que mais da metade dos brasileiros se preocupam apenas com ter o produto que desejam — independentemente de ter sido comprado online ou offline. A previsão é de que, até 2025, o e-commerce cresça 42% no país, com o varejo sendo responsável por 39% desse crescimento de vendas.

De acordo com o Google, uma mensuração bem-feita pode impactar não apenas a estratégia de marketing, como também de logística. Com esses dados em mãos, é possível, por exemplo, fazer parcerias mais efetivas com seus fornecedores.

3 – Esteja preparado para expansão e crescimento

Segundo o Google, a digitalização traz novas demandas para todos os setores da sua empresa, e vai exigir mais insumos, pessoas, treinamentos e estrutura.

É importante que todas as áreas estejam alinhadas. Se apenas a equipe de marketing estiver engajada no processo de digitalização e não for acompanhada pela logística, pelo comercial ou pelos recursos humanos, você pode estar criando um problema a longo prazo, e não uma solução para o seu negócio.

O ideal é ter uma base de dados muito bem integrada e reconhecer que o seu cliente é um só, independentemente de como ele faça as compras — online ou offline. Um dos riscos da falta de integração é criar experiências de consumidor insatisfatórias. E não adianta a experiência começar bem, ela precisa ser positiva durante a jornada completa do consumidor e continuar atrativa ao longo de todo o relacionamento com uma marca.

Ainda de acordo com o Google, o pioneirismo é uma característica importante de empresas e negócios que constroem trajetórias de sucesso. Para desenvolver a maturidade digital, o comprometimento do C-Level é fundamental. Para crescer e expandir, é preciso investir, mas sobretudo acreditar no digital.

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TAGS:Google, e-commerce, Euromonitor, digitalização, vendas físicas
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