SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Fechamento de capital do Carrefour Brasil será concluído nesta sexta-feira

28/05/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

GPA Carrefour Marfrig P&G BRF ESG

Conheça ações práticas sociais e ambientais de grandes empresas

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 12/11/2020

Novas formas de fazer negócio se tornam realidade em grandes empresas, inclusive de varejo e indústria. Confira alguns exemplos:

 

 

GPA

Incentivo e fomento à pequena produção sustentável: nessa linha, há vários projetos, como o do Conexsus (Instituto Conexões Sustentáveis). Nele, o GPA dá suporte ao Fundo Emergencial Conexsus, voltado à concessão de crédito para pequenos produtores e extrativistas, impactados pela crise do novo coronavírus

[noticiasRelacionadas]

Caras do Brasil: consiste na venda de produtos típicos das cinco regiões do País e visa incentivar a produção local. O programa já existe há 20 anos. Por meio dele, a companhia se conecta a empresas e cadeias produtivas em áreas de conservação na Amazônia. “Com ele, geramos valor para os povos indígenas e populações que vivem da floresta. Também viabilizamos negócios com garantia de origem, rastreabilidade, transparência e promovemos um comércio ético”, afirma Susy Yoshimura, diretora de sustentabilidade do GPA

Venda de ovos de galinhas livres de gaiolas: a ideia é alcançar 100% de comercialização desses produtos até 2025 em suas marcas exclusivas. Para isso, a companhia intensificou a divulgação, reforçou o abastecimento em loja e tem trabalhado com os fornecedores para desenvolver a cadeia. “Temos atuado, setorialmente, com o poder público, para esse processo produtivo ter um padrão definido no País. Aumentamos o abastecimento dos ovos de galinhas livres de gaiolas nas lojas Extra e Pão de Açúcar de 96,1% para 98,2% em 2019”, diz Susy.

 

CARREFOUR

Profissionalização de produtores: o Carrefour mantém um projeto com 450 produtores de bezerros do norte de Mato Grosso. “Ajudamos a olhar a questão da produtividade por hectare, utilizando nos pastos, por exemplo, sementes adequadas a cada época do ano”, explica Lúcio Vicente, head de sustentabilidade do Carrefour

Produção agrícola: a ideia é incentivar a agricultura de alimentos orgânicos, ampliando a oferta e permitindo maior acesso a esses produtos pelos consumidores

Combate ao desperdício: com o Projeto Únicos, a empresa procura incentivar, por meio de descontos, a compra de hortifrútis com algum tipo de imperfeição, mas bons para consumo

MARFRIG

Rastreamento: a empresa lançou, em julho deste ano, o Marfrig Verde+. O projeto prevê o rastreamento de 100% do gado comprado pela companhia, desde sua origem, num prazo máximo de 10 anos. O plano também integra toda a cadeia de produção. A ideia da companhia é que os produtores sejam parceiros na busca do equilíbrio entre produção e sustentabilidade

Pesquisas internacionais: a empresa participa de diversos estudos que monitoram boas práticas no processo produtivo. No relatório BBFAW (The Business Benchmark on Farm Animal Welfare) 2018, por exemplo, a empresa está entre as 150 mais bem avaliadas do mundo em 35 critérios de bem-estar animal. No ranking realizado pela FAIRR (iniciativa coletiva de investidores que avalia riscos associados à produção intensiva de animais dentro do sistema alimentar mais amplo), a Marfrig ocupa a 10ª posição em um universo de 60 empresas que têm operação global. No estudo da Carbon Disclosure Project (CDP) 2019 – que mede as emissões de carbono das empresas –, a companhia tem destaque em dois painéis. No de Água, sua classificação é A- (nota que corresponde ao segundo lugar); no Painel de Mudanças Climáticas, possui classificação B (nota que corresponde à terceira posição)

P&G

Voluntariado: o funcionário doa uma pequena parte do seu salário e a companhia dobra o valor para aumentar o impacto da iniciativa. Durante a pandemia, a P&G também doou R$ 40 milhões, a maior parte em produtos, além de aplicar recursos em projetos como o ventilador pulmonar, desenvolvido pela Poli/USP, e em pesquisas sobre o vírus realizadas pela equipe da Drª Ester Sabino, entre outros

Igualdade e inclusão: com o acirramento das discussões raciais, a empresa intensificou ainda mais as ações de igualdade racial e de gênero. "Também continuamos com os projetos que já vinham em curso, como os voltados ao grupo LGBTQ+ e deficientes”, explica Marjorie Teixeira, diretora de comunicação. A P&G realizou um programa de seleção voltado a jovens negros e desenvolveu uma plataforma de capacitação para incentivar essas pessoas

Sustentabilidade ambiental: a empresa tem o comprometimento de carbono zero até 2030. Além disso, também vem atuando para diminuir o uso de plástico

BRF

Desperdício de alimentos: na plataforma digital, o robô virtual ECCO (Especialista em Consumo Consciente) ensina a população, além de donos de restaurantes e pequenos comércios, a aproveitar melhor os alimentos e a reduzir o desperdício. Aplicáveis ao dia a dia, as dicas vão desde a compra e armazenamento dos ingredientes até o preparo das refeições e descarte das sobras. Com cinco minutos de duração, as lições abordam as recomendações de boas práticas da FAO (Food and Agriculture Organization), da Anvisa e de especialistas em gestão sustentável dos alimentos

Bem-estar animal: há iniciativas como a retirada de antibióticos promotores de crescimento, células de gestação coletiva, etc. A BRF mantém parcerias com organizações não governamentais, como a WAP (World Animal Protection)

Sustentabilidade das florestas: espalhados por 8 Estados, 31 mil hectares de florestas servem como a principal fonte de energia renovável das fábricas da companhia

Questões sociais: por meio do Instituto BRF, são apoiados projetos com foco nos pilares de Esporte, Alimento e Diálogo com Comunidades. A empresa conta com a participação ativa dos Comitês de Investimento Social – grupos de colaboradores das suas unidades e de parceiros locais – para implementar as atividades. Já foram beneficiadas mais de 400 mil pessoas por meio de projetos e ações de voluntariado

Leia também:

O que o cliente encontra na sua loja: produtos ou propósito?

Consumidor está transformando a compra em um ato social

 

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:          LinkedIn         ,        Instagram         e         Facebook         !

 

COMPARTILHAR
TAGS:GPA, Carrefour, Marfrig, P&G, BRF, ESG
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Carrefour_fachadaGestão e negócios

Fechamento de capital do Carrefour Brasil será concluído nesta sexta-feira

Varejistas mostram resiliência e focam eficiência no 1T25: veja os destaques dos maiores do setorResultados 1T25

Varejistas mostram resiliência e focam eficiência no 1T25: veja os destaques dos maiores do setor

Carrefour-PampulhaInauguração

Unidade do Carrefour em Belo Horizonte reabre com funcionamento 24 horas

Expansão de lojas de proximidade acelera com crescimento de centros comerciaisStrip Malls

Expansão de lojas de proximidade acelera com crescimento de centros comerciais

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados