SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A era da cocriação: mais do que nunca, o cliente é o protagonista das estratégias de trade

20/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Trabalho Remoto Home Office Liderança Gestão

Conheça 5 passos importantes para liderar times remotos

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 16/09/2020

Sua equipe – ou parte dela – está trabalhando em home office? Pois saiba que, para a experiência ser positiva, essa modalidade depende tanto do colaborador quanto da gestão, conforme destaca Gabriel Lima, CEO da Enext , empresa do grupo WPP focada em soluções para negócios digitais.

[noticiasRelacionadas]

Ao longo de mais de um ano, o especialista pesquisou a mente de alguns dos principais gestores de negócios digitais do país para escrever o livro “ Líderes digitais, um ensaio sobre como gerir negócios digitais na visão de 21 líderes brasileiros ”. Confira 5 passos essenciais para construir uma boa agenda de trabalho home office, de acordo com Gabriel Lima:

1. Organização

Seja a organização de sua agenda de trabalho, da rotina de conversas que vai ter com seu time ou sua organização pessoal para executar as tarefas. O líder digital também deve se preocupar com a organização de um espaço físico dentro de sua casa que será dedicado para a execução do trabalho remoto, além de assegurar que seus colaboradores terão a infraestrutura necessária para performar, como acesso a internet, equipamentos e acessórios de trabalho. Uma sugestão é montar uma agenda para toda e qualquer atividade que deverá ser executada dentro do horário do expediente e alinhar isso com cada colaborador.

2. Responsabilidade

O trabalho remoto, assim como o trabalho no escritório, exige profissionalismo e dedicação. A diferença entre uma forma e outra é que a responsabilidade pela execução do trabalho, quando se está trabalhando de casa, é do colaborador. Neste sentido, o líder precisa comunicar para seus colaboradores que eles devem ter consciência de que precisarão ser responsáveis inteiramente pelas suas entregas, e cobrar por isso. Uma sugestão para mostrar responsabilidade é o líder ser pontual em todos os compromissos agendados, sejam suas entregas, seja sua participação nas videoconferências. Essa transparência ajudará muito no engajamento de todos. Além disso, a prioridade passa a ser muito mais urgente, pois a pessoa que pode ajudar a resolver não está ao lado. Neste caso, a disponibilidade do líder é fundamental para ajudar a organizar estes problemas e reduzir os atritos para melhorar a performance

3. Disciplina

Geralmente associamos nossa casa a momentos de lazer e bem-estar. É raro pensarmos neste ambiente para nos dedicar a uma atividade profissional. Sendo assim, é necessário criar uma nova disciplina mental para fazer o trabalho fluir de casa e ajudar os colaboradores a fazer o mesmo

4. Clara definição de protocolos

Pode não parecer, mas o espaço físico das empresas, assim como a interação presencial entre seus colaboradores, ditam muitos dos ritos e protocolos do negócio. No caso do trabalho remoto, esse ritos e protocolos para serem mantidos precisam ser externalizados constantemente pelo líder digital. É papel dele determinar quais serão esses ritos como, por exemplo, como serão feitas as videoconferências, os controles das entregas e dos relatórios de acompanhamento. O líder digital deve ser o guardião desses ritos e prezar para que todos os colaboradores sigam com responsabilidade, disciplina e organização.

5. Flexibilidade em relação à rotina

Por fim, estamos acostumados com a nossa rotina, com o modelo mental que montamos para performar nossas atividades. Esse momento exige a quebra desse paradigma e a nossa capacidade de conseguirmos nos adaptar à nova situação e ao novo ambiente de trabalho remoto e de negócios que vamos viver. "Minha sugestão é o líder digital manter a calma, a serenidade, mas acima de tudo, enxergar com bons olhos a mudança e a saída da zona de conforto", resume Gabriel Lima.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                    LinkedIn                   ,                   Instagram                   e                   Facebook                   !

COMPARTILHAR
TAGS:Trabalho Remoto, Home Office, Liderança, Gestão
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Adobe StockExperiência do Shopper

A era da cocriação: mais do que nunca, o cliente é o protagonista das estratégias de trade

Supermercados MundialGestão de Pessoas

Supermercados Mundial capacitou funcionárias grávidas com suporte integral

melhorias nos dashboardsGestão de Estoques

Perfetti Van Melle reduz ruptura e melhora gestão de estoque

Adobe StockGestão e negócios

Descubra um dos segredos para ações bem sucedidas e aumento na fidelização

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados