Comoditização do varejo
RC
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 08/08/2018
Em que estágio está o seu negócio? Enfrenta uma jornada de intensa comoditização? Oscila entre a estratégia de preço e a de gerar valor, ora pendendo para um lado, ora para o outro? Segundo estudo internacional da Roland Berger de três anos atrás (ainda muito atual), a competição baseada em preço é fator de comoditização na maioria das indústrias, inclusive no varejo alimentar.
- 63% das empresas enfrentam a comoditização
- destes quase 100% reconhecem que o segmento de preço baixo afeta os resultados
- 61% veem sua posição competitiva sendo erodida
- 54% reconhecem que ainda não têm estratégias para escapar da erosão
- Mais de 50% confirmam que o segmento de preço médio vem sendo golpeado
- 20% enfrentam a comoditização até no segmento premium
A saída, segundo a Roland Berger, é múltipla
Curto prazo: Táticas de marketing e atividades de vendas
Médio prazo: Mudança no posicionamento, investimento em qualidade e gestão de custos
Longo prazo: Criar um sistema que garanta maior margem de manobra e permita agir preventivamente
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