SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Entenda como os marketplaces têm se inserido no cenário competitivo do varejo alimentar

21/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Carone Iogurtes Nielsen Gerenciamento por Categorias Varejo Regional

Como a rede Carone elevou o lucro de iogurtes

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 18/10/2021

Fotos: Rafael Souza

O piloto de um projeto de gerenciamento por categorias realizado pela rede Carone trouxe resultados excepcionais para iogurtes. Segundo Luiz Barbosa, responsável pelas áreas de inteligência de mercado, GC e supply do grupo, o projeto mexeu no sortimento, alterou totalmente o planograma e conferiu espaço maior para produtos de alto valor agregado, já que a loja tem perfil premium. Resultado: alavancou vendas em valor e multiplicou o lucro. Apesar da mudança profunda no planograma, não houve qualquer estranhamento por parte do shopper. Ao contrário. “Vários deles procuraram o gerente para declarar sua aprovação”, comenta Barbosa. “E muitos disseram que agora conseguem identificar as opções de marcas e SKUs dos segmentos desejados, antes despercebidos”, acrescenta.

[noticiasRelacionadas]

Liderado por Barbosa, o projeto foi apoiado por Paulo Pereira, consultor da Nielsen, que já conduziu o GC em várias organizações. A loja-piloto localizada em Vitória (ES), de 2.050 m2 de área de vendas, trabalhava com 399 SKUs e blocava por fabricante – sem distinção entre os segmentos. Com o GC, cortou 112 itens e criou duas subcategorias – normais, com 10 módulos; e bem-estar, com três. O projeto manteve o mesmo espaço para a categoria nos expositores. Nos iogurtes normais, entraram as versões de maior consumo e, em bem-estar, os zero lactose, sem glúten e orgânicos.

A partir da árvore de decisão publicada por SA Varejo na edição de março/2021, cada grupo ganhou um planograma que seguiu os critérios de escolha do shopper. Com um detalhe: os iogurtes gregos, light e sem gordura ganharam exposição dupla, participando das duas subcategorias. Foi criada ainda uma comunicação visual para separar e sinalizar os segmentos, facilitando as escolhas do cliente. “Conseguimos reduzir a ruptura, o que tornou a operação mais eficiente”, detalha Barbosa. “Agora vamos estender o projeto a todas as unidades”, diz.

Sem problemas com o comercial

Cortar SKUs não é fácil. Um dos motivos é que atinge decisões da área comercial. Mas, no Carone, o processo foi tranquilo. A área de inteligência expôs o desempenho de cada item-alvo (volume e margem baixos, share pequeno, quebras reincidentes), o que conferiu segurança à decisão. E, embora a Nielsen tenha proposto um corte mais profundo, Barbosa optou pela cautela, já que a rede se caracteriza por um mix extenso e variado. “Depois do projeto, a concorrência entre as marcas se intensificou, o que melhorou a negociação do comercial com os fornecedores”, comemorou o executivo.

PERFIL DA REDE E RESULTADOS OBTIDOS 1 MÊS APÓS IMPLANTAÇÃO DO GC

15 lojas
10 supermercados da bandeira Carone
5 atacarejos com a marca Sempre Tem
18% crescimento na margem de contribuição
14% crescimento de vendas em valor
34% de redução nas quebras (avarias e validade vencida)
 

Foi a primeira vez que a rede capixaba aplicou a metodologia de GC. O processo foi iniciado com iogurtes, pois a categoria tem giro rápido e frequência de compra elevada. Entusiasmada com os resultados, a empresa fará agora o roll out para as demais lojas do grupo e iniciará estudos para estender a metodologia a outras categorias. “Também está no radar levar o GC para o e-commerce, quando o conceito já estiver bem desenvolvido e testado”, esclarece Luiz Barbosa.

Classificação dos skus para definir quais ficariam e quais sairam do mix

Critérios de ponderação e ranqueamento

70% margem de contribuição
30% vendas/unidades

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                                                                           LinkedIn                                                                          ,                                                                          Instagram                                                                          e                                                                          Facebook   

 

COMPARTILHAR
TAGS:Carone, Iogurtes, Nielsen, Gerenciamento por Categorias, Varejo Regional
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Supermercados MundialGestão de Pessoas

Supermercados Mundial capacitou funcionárias grávidas com suporte integral

melhorias nos dashboardsGestão de Estoques

Perfetti Van Melle reduz ruptura e melhora gestão de estoque

Vendas nos super e hipermercados crescemFaturamento

Super e hipermercados cresceram 5,2% real em 2024

Consumo de ovo classe D e EClasses D e E

O crescimento do consumo das classes D e E nos supermercados

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados