SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Entenda como os marketplaces têm se inserido no cenário competitivo do varejo alimentar

22/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Grupo Mateus Expansão Varejo Regional Região Norte Região Nordeste

Com expansão do Mateus, competição no Norte e Nordeste promete ser ainda mais agressiva

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 12/11/2020

Depois de o GPA anunciar que sua bandeira Pão de Açúcar focará uma maior competitividade em praças onde prevalece o preço, como Fortaleza, o Grupo Mateus divulgou um agressivo plano de expansão na região. “Vejo muitas oportunidades no Norte e Nordeste. Viajei muito nos últimos meses visitando cidades de diversos portes. Há muito espaço para ocupar nos próximos 10 anos”, afirmou Ilson Mateus, diretor-presidente do Grupo Mateus, que fez hoje (12/11) sua primeira teleconferência de resultados. Seu IPO (oferta inicial de ações, na sigla em inglês) aconteceu em 13 de outubro e foi o maior do ano, movimentando R$ 4,6 bilhões. Quarta maior empresa do varejo alimentar, o faturamento bruto acumulado de janeiro a novembro foi de R$ 10,1 bilhões, com alta de 41% sobre igual período de 2019.

[noticiasRelacionadas]

Nos últimos 12 meses, a companhia fez 36 inaugurações, totalizando 145 lojas. Para os próximos seis meses, serão mais 23 unidades.  “Já temos comprado os terrenos para 2021, 2022 e parte de 2023. Até inicio do ano que vem teremos negociado todos os de 2023 e de 2024, para termos nosso plano de expansão bem consolidado”, afirmou o diretor-presidente da empresa. A ideia é abrir de 25 a 30 lojas por ano. “Temos uma grande preocupação com a formação das pessoas, pois precisamos manter a nossa cultura e nosso jeito de fazer as coisas. Por isso, apostamos num processo forte de treinamento”, completou Mateus.

Segundo o empresário, a varejista está abrindo lojas em cidades onde a competição é local. “Temos alcançado resultado acima do esperado. As últimos três inaugurações, que aconteceram em cidades entre 40 e 60 mil habitantes, foram uma surpresa positiva”, enfatizou. “Isso porque chegamos com serviços que ainda não são oferecidos nesses municípios. Eles vão ser uma das nossas fortalezas e ajudarão a ampliar muito os nossos resultados nos próximos anos”.

Aporte em estrutura

Ilson Mateus também falou sobre os investimentos da companhia para dar suporte à acelerada expansão. Para o ano que vem, estão previstos:

- Nova indústria de panificação, que entrará em operação no 2º semestre de 2021. A produção vai sair de 12 toneladas ao dia para 5 toneladas por hora. A ideia é atender não apenas as lojas da rede, mas também padarias e lojas de conveniência, elevando as vendas da indústria de pães em 10 vezes nos próximos anos

- Nova central de hortifrútis em São Luiz (MA). A previsão de funcionamento é para o 1º semestre

- Novo centro de distribuição no Pará. A obra terá duas fases. Na primeira, serão 40.000 m2, enquanto, na segunda, será acrescido de mais 10.000 m2. A expectativa é de que a ampliação seja concluída também nos primeiros seis meses de 2021. De acordo com Mateus, só em equipamentos que estão sendo importados, o aporte é de mais de R$ 200 milhões

- Ampliação do CD de São Luiz, já existente. Para o 2º semestre do próximo ano, a unidade vai ganhar, no total, 40.000 m2 a mais

Resultados do 3º trimestre

Considerando apenas os meses de julho a setembro/2020, a receita bruta do Mateus cresceu 53,5% sobre igual período de 2020, atingindo R$ 3,9 bilhões. Os formatos de varejo – super, hipermercados e a franquia Camiño – apresentam aumento de 32,7% em comparação ao mesmo período do ano passado. Com isso, faturaram R$ 1 bilhão no período.

Já o segmento de cash & carry somou quase R$ 2 bilhões no trimestre passado, com alta de 75,6%. O modelo representou 49% da receita total da companhia nos meses de julho a setembro.

No período, o lucro líquido do Grupo Mateus cresceu 64,6% em comparação a iguais meses do ano anterior. Dessa forma, totalizou R$ 236 milhões.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                 LinkedIn                ,                Instagram                e                Facebook                !

COMPARTILHAR
TAGS:Grupo Mateus, Expansão, Varejo Regional, Região Norte, Região Nordeste
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

ABC PlusExpansão

Grupo ABC inaugura sua primeira loja do segmento premium

Max Atacadista - Grupo MuffatoExpansão

Grupo Muffato investe R$ 50 milhões e chega a nova cidade com atacarejo

Supermercados MundialGestão de Pessoas

Supermercados Mundial capacitou funcionárias grávidas com suporte integral

AtacadãoResultados

Grupo Carrefour Brasil registra aumento de 13,4% no Ebitda em 2024

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados