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21/02/2025
5 insights para o profissional de trade marketing estar ligado
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 29/09/2023
Ricardo Piccoli, diretor sênior de canais especiais & trade da Heineken (Fotos: André Personal)
Informal e provocativa, a apresentação de Ricardo Piccoli, diretor sênior de canais especiais & trade da Heineken , dispensa nossa dica “Se ligue no Insight”, uma vez que traz cinco delas para o pessoal de trade não perder de vista. Vale a pena conferir.
1- Precisamos aprender a medir além de planejar
Vendas em longo prazo, impacto e percepção de marca, educação do shopper e penetração de cesta raramente são mensurados. Ter o controle desses dados facilita o entendimento sobre o que está funcionando para que a indústria ou o varejista aposte nas melhores soluções. “Se só fizermos as coisas que sabemos que dão certo, elas vão se tornar obsoletas, por isso também é essencial testar algo diferente”, disse.
2- Papel fundamental do PDV na formação de marcas
O consumidor forma a percepção de marca no PDV, e o varejista e a indústria não podem interromper ou perturbar a experiência de compra, mas sim se integrar a ela. “Você, trade do varejo, está criando estratégias para que seu fornecedor desenvolva as marcas dele no seu PDV e monetize isso?”
3- Omnichannel além do óbvio
Todo mundo fala que o trade tem que virar omnichannel. Porém, é preciso entender que essa prática não envolve somente criar um canal de venda digital, mas sim servir como algo que irá afetar toda a jornada de compra do shopper, inclusive a física.
4- Trade Marketing e sustentabilidade
A sustentabilidade tem se tornado cada vez mais um elemento fundamental na decisão do shopper no PDV. Por isso, ações de trade precisam se adequar a esse fator. “Me surpreendi em lojas ao ver o shopper parando na gôndola, analisando e levando o produto mais sustentável”, comenta.
5- Você está se divertindo?
Em sua última provocação, Piccoli comentou sobre as qualidades de atuar na área de Trade Marketing e afirmou ser fascinante. “É um privilégio poder trabalhar com algo que envolve o comportamento do shopper, lidar com pessoas, ter que se atualizar, aprender e testar coisas novas, além de exercer um pouco de curiosidade, inovação e muito contato interpessoal no dia a dia”, finalizou.
Essa matéria foi originalmente publicada na edição de Setembro
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