SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Entenda como os marketplaces têm se inserido no cenário competitivo do varejo alimentar

22/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Liderança Gestão

Cinco hábitos que todo líder deve evitar

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 08/01/2020

Ser líder requer bem mais do que preparo técnico. Exige grandes cuidados em muitos aspectos, inclusive naquilo que é dito para a equipe e, claro, na forma como essa comunicação acontece. "As palavras possuem um peso ainda maior numa posição de destaque, por isso é importante estar atento ao uso de discursos ou palavras que podem soar negativas ou ser mal interpretadas", destaca a empreendedora, coach e palestrante  Renata Tolotti .

[noticiasRelacionadas]

De acordo com a especialista, essa consciência deve ir além da linguagem para que a imagem do superior não fique desgastada. A recomendação principal é evitar alguns hábitos que não geram bons resultados diante da equipe.

Um dos costumes a serem evitados é o de opiniar sobre todos os assuntos, tentando agregar conhecimentos em absolutamente toda conversa, algo que pode fazer com que a sua equipe perca autonomia. Outro erro sério é o hábito de não escutar, considerado por Renata a forma mais passiva e agressiva de desrespeito pelos colegas.

Comentários destrutivos e sarcásticos podem ser recebidos de forma bastante negativa pela equipe. Muitos líderes cometem esse erro por achar que comentários cortantes os fazem soar vivos e espirituosos.

Renata Tolotti também alerta para os riscos de começar as frases com “mas”, “não” e também de recorrer à expressão “de qualquer forma”. "O uso excessivo dessas palavras negativas faz com que qualquer frase soe como: 'eu estou certo, você está errado'. Além disso, não perca tempo tentando obter o que as pessoas não têm. Trate de estimular o que equipe, ou o colaborador, já têm", analisa a palestrante.

Outra falha recorrente em algumas pessoas com posição de liderança é o egocentrismo, ou seja, uma necessidade excessiva de ser o centro das atenções. Nesse caso, a recomendação é ser sucinto e ter zelo ao exaltar as próprias virtudes. "Quem convive com pessoas de sucesso entende que eles estão nessa posição por mérito e, ao exaltar determinadas competências, o efeito pode ser exatamente o contrário do desejado", explica.

"O líder precisa aprender que o seu poder de alavancagem depende muito mais de sua humildade e capacidade de apoiar seus colaboradores do que da sua capacidade técnica. Suas competências básicas são a delegação e o empowerment, a defesa da visão e o comportamento coerente com os valores", lembra Renata Tolotti.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:   LinkedIn  ,   Instagram   e   Facebook  !

 

COMPARTILHAR
TAGS:Liderança, Gestão
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

FLV em loja do Pão de AçúcarGestão e negócios

Varejo alimentar enfrenta desafios para manter o crescimento

Adobe StockExperiência do Shopper

A era da cocriação: mais do que nunca, o cliente é o protagonista das estratégias de trade

Supermercados MundialGestão de Pessoas

Supermercados Mundial capacitou funcionárias grávidas com suporte integral

melhorias nos dashboardsGestão de Estoques

Perfetti Van Melle reduz ruptura e melhora gestão de estoque

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados