20/02/2025
Cerca de 20% dos investimentos em mídia são em Retail Media
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 21/02/2024
Foto: Divulgação
É preciso entender o Retail Media e como ele está sendo incrementado com as transformações tecnológicas. Além disso, as empresas precisam olhar para essa estratégia de forma colaborativa para garantir o aproveitamento total dos investimentos.
[noticiasRelacionadas]
Para Tania Zahar Miné, CEO do Trade Design Consult , o Retail Media sempre existiu, o que acontece agora é que temos uma jornada mais integrada com os canais digitais. Isso significa que é preciso investir também em ads, lives, entre outros.
“Algo que discutimos não só no Brasil, mas globalmente é como integrar isso em plano 360. Dados indicam que no mundo o Retail Media já representa 20% de tudo que se investe em mídia”, conta a executiva.
Fátima Merlin, CEO da Connect Shopper , comenta que o Retail Media está crescendo de forma acelerada, mas não necessariamente adequada. Segundo a CEO, um dos motivos para isso é o déficit no conhecimento de uso de dados, o que resulta em uma falta de estratégia no que está sendo desenhado.
A executiva ainda destaca que a segmentação precisa ser mais precisa e direcionada, e o retorno do investimento deve ser acompanhado com mais cuidado. “Se o varejo está aproveitando isso para monetizar seus espaços de publicidade, precisa existir uma inteligência por trás pautada em dados, incluindo dados de shoppers. Ao fazer uma ação é importante oferecer informações relevantes para a estratégia do varejista e da indústria, mas também para o shopper”, explica Fátima.
“Temos o desafio de trazer mais integração de dados, parcerias estratégicas e estruturação dos processos para que possamos pensar de forma inteligente o que fazemos hoje. Mas também é preciso pensar quais as inovações para os novos formatos de anúncio, quais as novas tendências de execução e segmentação, como melhorar a conversão e a retenção e etc.”, continua a CEO.
Rubens Sant'anna Neto, professor e referência em trade marketing nacionalmente, concorda e afirma que enquanto houver desconfiança na cadeia a estratégia não vai andar, pois é necessário um trabalho colaborativo para alcançar os melhores resultados. “A base é o mindset da transformação digital. Além disso, é preciso ter maturidade dos dois lados. Enquanto estivermos reféns da falta de colaboração e troca de dados, e indo contra a transformação digital, ficamos para trás”.
O especialista ainda acrescenta que a indústria tem portfólio para atender diversos segmentos do mercado, mas na gôndola o produto está falando com todo mundo ao mesmo tempo. Nesse sentido, Neto afirma que o Retail Media permite que exista um número alto de produtos diferentes para atender todos os públicos.
“A hora que o varejista fizer a gestão estratégica da mídia do canal digital de forma ultra segmentada vai ter sentido a indústria ter 400.000 itens dentro do portfólio dela, porque vai ter como chegar aonde tem que chegar”.
Para ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+Trade nos siga nas redes sociais: LinkedIn, Instagram e Facebook
Notícias relacionadas

Veja como as estratégias de trade marketing são impactadas pela Geração Z

Confira 5 indicadores de trade marketing que podem potencializar a inteligência competitiva do seu negócio

Triple Win: a estratégia que transforma Trade Marketing em resultado real
