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21/02/2025
Cencosud atinge receita líquida de R$ 2,5 bilhões no 2º tri de 2023
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 16/08/2023
Foto: Divulgação
A Cencosud Brasil , empresa supermercadista, acaba de divulgar seus resultados correspondentes ao 2º trimestre de 2023 . O varejista registrou um crescimento de 13,6% em relação ao ano anterior na receita líquida, atingindo R$ 2,5 bilhões e margem de Ebitda de 6,2%.
Segundo representantes da empresa, esses números foram alcançados por meio dos avanços no e-commerce, o crescimento orgânico no Rio de Janeiro e a resiliência do cash & carry, sendo este último responsável também por mitigar os efeitos da desaceleração na economia e a pressão sobre a renda do consumidor durante o período.
Esta categoria é representada na empresa pelas redes GIGA Atacado, Mercantil Atacado e por unidades Bretas Atacarejo; um formato que chegou perto de dobrar sua participação na receita do grupo de 18% em 2022 para 35% neste ano.
Em relação aos resultados do 1º semestre a receita cresceu 17,0% e atingiu R$ 4,9 bilhões.
Aceleração no mundo digital
Com iniciativas no mundo digital, a empresa investiu também em suas vendas no e-commerce firmando parcerias com as plataformas IFood, para atender as bandeiras Spid, Prezunic, GBarbosa, Bretas, Perini e Mercantil Atacado; e o Uber Cornershop para atender a bandeira de conveniência Spid no Rio de Janeiro.
Além disso, a empresa também adotou o live commerce – uma plataforma que combina o entretenimento com o e-commerce, após investimento da Cencosud Ventures, uma unidade de capital de risco da companhia, na MMO Lives Sales, startup brasileira de live shopping.
“Nosso foco está em garantir a rentabilidade do negócio, em tornar as operações mais eficientes e estabelecer parcerias que nos permitam entregar soluções para melhor servir aos nossos clientes das lojas físicas e do e-commerce”, pontua Sebastián Los, presidente da Cencosud Brasil.
As lojas físicas também receberam investimentos para aprimorar as questões de tecnologia com serviços de pagamento por reconhecimento facial e Fila Zero, que potencializa a experiência omnicanal proporcionando ao cliente selecionar os produtos na loja física e agendar o recebimento e pagamento das compras em domicílio.
Implementações também foram realizadas para facilitar a gestão das lojas. Um dos exemplos é o aplicativo interno Arcus que disponibiliza a consulta em tempo real dos indicadores da unidade sobre as vendas online, alerta de validade, alerta de reabastecimento das gôndolas, estoque, entre outras funcionalidades para os líderes da operação. Com esta plataforma a empresa gerou uma economia de US$ 630 mil, e apresentou melhorias nos resultados das lojas.
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