SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Promoção Black Friday: 40% off no combo de cursos da SA+

04/11/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

supermercadistas varejistas varejo alimentar supermercados atacarejos cuidados íntimos

Categoria de cuidados íntimos adulto e feminino deve crescer 39% até 2025 com produtos de tíquete 3 vezes maior

POR SA+ Branded Content

Conteúdo patrocinado por Kimberly-Clark

EM 30/06/2022

Pesquisa da Nielsen revelou que existe um enorme potencial de crescimento em produtos para incontinência urinária nos próximos anos. Porém, a demanda atual já não é eficientemente explorada pelo varejo alimentar, quadro que pode ser revertido com algumas mudanças na forma de exposição. 

A Kimberly-Clark , empresa referência nas linhas de produtos para cuidado íntimo feminino e produtos para incontinência urinária, recomenda ao varejista a união das duas categorias, considerando que o shopper realiza suas compras baseado na ocasião de uso dos produtos: 

- Cuidado diário (protetores diários, sabonete íntimo e lenços umedecidos);
- Produtos para o período menstrual (absorventes externos e absorventes internos);
- Produtos para incontinência urinária (protetores e absorvente para escapes de urina leves a moderados, roupas íntimas descartáveis e fraldas geriátricas para incontinência intensa e severa).

A sugestão da Kimberly-Clark de unificar ambas as soluções na gôndola é aprovada por 80% dos shoppers femininos, de acordo com levantamento feito pela empresa, que faz pesquisas para entender as necessidades dos consumidores, a fim de implementarem melhorias em suas linhas.

O potencial no setor feminino é maior, já que 70% dos consumidores de produtos íntimos são mulheres. Cerca de 45% das pessoas que menstruam e consomem absorventes íntimos, também possuem escape de urina, a maioria em quadros leve ou moderado, e acabam optando por outras soluções, como os próprios absorventes para menstruação. 

Tendo em vista que apenas 11% de quem apresenta a condição, de acordo com levantamento da Nielsen, consome produtos específicos para incontinência, porque a maioria não conhece os produtos adequados, há um mercado enorme não explorado para rentabilizar muito a gôndola. O cliente não está fazendo a melhor escolha e o varejista perdendo chances de ganhos maiores, já que protetores e absorventes para escape de urina possuem um tíquete três vezes maior.

Isso tudo considerando apenas as oportunidades atuais, que vão crescer ainda mais nos próximos anos. A pesquisa revela que até 2025 há uma perspectiva de aumento de 39% do consumo em valor de vendas, elevando o faturamento do setor de 5,6 bilhões para 7,8 bilhões. A categoria de cuidados íntimos já vem crescendo mais que outras de cuidados pessoais. De 2018 para 2020 teve um incremento de 12%. Para se ter uma ideia, categorias como desodorantes cresceram somente 1% e cuidado capilar caiu 3%. 

Além do aumento da penetração, com potencial de crescimento de consumidores, há um trade up. De acordo com um estudo feito pela Kimberly-Clark, 57% dos shoppers estão dispostos a pagar mais por melhores produtos e 50% gostam de provar novos benefícios. Esse potencial aumenta se considerarmos o crescimento da população idosa e que os produtos de menstruação são consumidos em poucos dias do mês, enquanto os de escape de urina têm necessidade diária. 

Esse potencial todo não é explorado e o consumo no varejo alimentar está aquém do que poderia absorver. É neste canal que 48% das consumidoras compram itens para menstruação e absorvente diário, contra 21% adquiridos nas farmácias. Porém, 40% consomem produtos para incontinência urinária no setor fármaco. O varejo tem mais oportunidade pelo momento de compra e por ter mais espaço para explorar, evitando rupturas que ocorrem no outro canal pela área limitada de exposição. 

“O absorvente para incontinência tem maior valor agregado, é mais adequado para absorver e controlar o odor da urina além de ser confortável. Porém, a consumidora que tem incontinência, geralmente, compra absorventes para menstruação, que não são a solução adequada. Isso acontece porque, muitas vezes, ela reconhece apenas as fraldas geriátricas como produto para incontinência, ou até mesmo pode ter vergonha de visitar a gôndola de adultos. A grande maioria dos supermercados expõem cuidado adulto em outro corredor. Precisamos mudar este cenário e acelerar o crescimento das duas categorias melhorando a navegação. Isso se reflete em melhorias para o varejista, através do trade up e incremento da cesta de compras”, ressalta Patrícia Menezes, diretora de excelência comercial da Kimberly-Clark. 

 

COMPARTILHAR
TAGS:supermercadistas, varejistas, varejo alimentar, supermercados, atacarejos, cuidados íntimos, produtos para incontinência urinária, kimberly-clark
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Supermercados BH inaugura atacarejo em região metropolitana de Belo HorizonteNegócios

Supermercados BH prevê alta de 17% no faturamento em 2025

Daterra Atacado e VarejoExpansão

Daterra Atacado e Varejo aumenta atuação em Fortaleza (CE) com nova unidade

Supermercados BHExpansão

Supermercados BH amplia presença no Norte de Minas Gerais com duas inaugurações

AdobeStock_1416643832Fusões e Aquisições

Grupo de Santa Catarina chega a 11 unidades após aquisição de concorrente

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados