SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Entenda como os marketplaces têm se inserido no cenário competitivo do varejo alimentar

22/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Carrefour

Carrefour perdeu mais de R$ 2 bilhões em valor de mercado

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 24/11/2020

                              

                                                                                                 Foto: iStock

No primeiro dia útil após seguranças terceirizados do Carrefour espancarem e asfixiarem o cliente negro João Alberto Silveira Freitas, em uma loja de Porto Alegre (RS), a rede varejista perdeu R$ 2,2 bilhões em valor de mercado com a queda de 5,35% no valor das ações no Ibovespa

[noticiasRelacionadas]

O efeito financeiro das cenas, descritas como "insuportáveis" pelo próprio CEO Global do Carrefour, Alexandre Bompard, respingaram até em varejistas concorrentes com capital aberto: as ações do GPA apresentaram queda de 3,97% nesta segunda-feira (23/11), enquanto no Grupo Mateus, novato na Bovespa, as perdas foram de 1,96%. Tudo isso em um dia em que o principal índice da Bolsa de Valores brasileira fechou em alta de 1,26%.

Mesmo que as perdas financeiras sejam revertidas pelo Carrefour nas próximas semanas ou meses, o mercado brasileiro pode estar assistindo a uma inédita relação de causa e efeito entre ações irresponsáveis – do ponto de vista social e humano – e prejuízo financeiro à empresa envolvida no caso.

Da pior forma possível, a ação trágica que tirou a vida de João Alberto mostra aos gestores do varejo alimentar brasileiro que não basta apenas buscar a excelência em questões comerciais e operacionais. Cada vez mais, o que se espera de empresas que fazem parte do dia a dia das pessoas é que zelem e ajudem a disseminar entre a comunidade valores primordiais à sociedade , como ética, respeito à vida e à diversidade. E que façam isso o tempo todo, mesmo nas situações mais tensas.

Setor vai discutir políticas antirracistas

Redes do varejo alimentar começaram a se movimentar para discutir, conjuntamente, a prática de políticas antirracistas. Conforme informação do jornal Valor Econômico , a questão deve ser debatida na Abras (Associação Brasileira de Supermercados) com a participação dos gigantes Carrefour, GPA e Grupo Big.

Um dos assuntos que mais tem preocupado o setor desde o caso ocorrido em Porto Alegre (RS) são as formas de melhorar o controle do comportamento de profissionais terceirizados, maioria absoluta entre aqueles que fazem a segurança nas redes supermercadistas.

Leia também:

Caso Carrefour: a crise não é de uma única empresa

   

COMPARTILHAR
TAGS:Carrefour
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

FLV em loja do Pão de AçúcarGestão e negócios

Varejo alimentar enfrenta desafios para manter o crescimento

AtacadãoResultados

Grupo Carrefour Brasil registra aumento de 13,4% no Ebitda em 2024

Carrefour_fachadaGestão e negócios

Carrefour pretende fechar seu capital no Brasil

Grupo CarrefourSegurança no Varejo

Carrefour reduz incidentes em 30% com câmeras corporais

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados