SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Omnicanalidade na prática: Como ganhar eficiência e aprimorar a experiência do cliente

01/06/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Carrefour ESG Fundação Ellen MacArthur economia circular bioeconomia Sustentabilidade

Carrefour fecha parceria para incentivar a comercialização de itens sustentáveis

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 16/02/2024


Foto: Adobe Stock

O Grupo Carrefour Brasil acaba de fechar uma parceria com a Fundação Ellen MacArthur para tornar alimentos com pegada ESG acessíveis ao público. A iniciativa tem como objetivo incluir itens mais sustentáveis no catálogo durante o primeiro semestre de 2025, sem custos para os produtores.

[noticiasRelacionadas]

O projeto faz parte do desafio “O Grande Redesenho de Alimentos” que incentiva empresas de todos os portes a criarem produtos alimentícios que “regeneram a natureza” por meio da economia circular.

Algumas empresas grandes já aderiram a iniciativa, como é o caso da Nestlé, Danone e Arcor. Para as companhias menores, a fundação irá fornecer um subsídio de até £ 30 mil, para o desenvolvimento de ideias. Ao todo, serão distribuídos £ 510 mil e para a fase de produção já foram selecionadas 168 ideias de itens. 

Dentre elas estão os cookies com ingredientes reciclados da Native, que além de levar maçã e canela cultivadas com práticas regenerativas em sua lista de ingredientes, também conta com farinha de semente de uva reciclada; o vinho de caju da Enoteca Saint VinSaint produzido com um fruto do caju normalmente descartado; e o aperitivo que imita frango feito de bagaço de caju que normalmente é desperdiçado na produção de suco, e temperado com especiarias amazônicas compradas de comunidades tradicionais.

Assim, as empresas que tiverem seus projetos bem-sucedidos e comercialmente atrativos conseguiram espaço nas gôndolas do Carrefour. Segundo Susy Yoshimura, diretora sênior de sustentabilidade do Grupo, não haverá um limite de itens escolhidos e diversos fatores podem tornar o produto atrativo, como a embalagem, tamanho e preço, porém no final das contas é importante também que o produto seja bom para garantir a recompra.

Yoshimura também comenta que os produtos que apresentarem uma boa adesão poderão permanecer sendo comercializados para além dos seis meses previstos. 

Para a diretora, grandes varejos são essenciais para facilitar o acesso a produtos sustentáveis e caso esse engajamento não ocorra, a tendência é de que os itens fiquem nichados promovendo uma gourmetização da cadeia sustentável.

Victoria Almeida, gerente de rede de empresas da América Latina na Fundação Ellen MacArthur, também comenta que o papel dos varejistas e das grandes marcas é muito importante, pois ambos têm o poder de influenciar os hábitos de consumo e criar demandas que decidem o que será produzido.

A executiva finaliza destacando que o projeto demonstra como o setor alimentício pode ser parte da solução para o desenvolvimento de uma bioeconomia ao invés de um empecilho para o seu desenvolvimento.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+ Ecossistema de Varejo? Então nos siga nas redes sociais:  LinkedIn  Instagram  Facebook

COMPARTILHAR
TAGS:Carrefour, ESG, Fundação Ellen MacArthur, economia circular, bioeconomia, Sustentabilidade, Alimentos sustentáveis
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Personalização do sortimento: vantagens e complexidadesResultados 1T25

Pressionadas por juros altos, Assaí, GPA, Carrefour e Grupo Mateus priorizam eficiência para manter margens

Carrefour_fachadaGestão e negócios

Fechamento de capital do Carrefour Brasil será concluído nesta sexta-feira

Varejistas mostram resiliência e focam eficiência no 1T25: veja os destaques dos maiores do setorResultados 1T25

Varejistas mostram resiliência e focam eficiência no 1T25: veja os destaques dos maiores do setor

Carrefour-PampulhaInauguração

Unidade do Carrefour em Belo Horizonte reabre com funcionamento 24 horas

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados