SA+ Ecossistema de Varejo

Carrefour ESG Fundação Ellen MacArthur economia circular bioeconomia Sustentabilidade

Carrefour fecha parceria para incentivar a comercialização de itens sustentáveis

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 16/02/2024


Foto: Adobe Stock

O Grupo Carrefour Brasil acaba de fechar uma parceria com a Fundação Ellen MacArthur para tornar alimentos com pegada ESG acessíveis ao público. A iniciativa tem como objetivo incluir itens mais sustentáveis no catálogo durante o primeiro semestre de 2025, sem custos para os produtores.

[noticiasRelacionadas]

O projeto faz parte do desafio “O Grande Redesenho de Alimentos” que incentiva empresas de todos os portes a criarem produtos alimentícios que “regeneram a natureza” por meio da economia circular.

Algumas empresas grandes já aderiram a iniciativa, como é o caso da Nestlé, Danone e Arcor. Para as companhias menores, a fundação irá fornecer um subsídio de até £ 30 mil, para o desenvolvimento de ideias. Ao todo, serão distribuídos £ 510 mil e para a fase de produção já foram selecionadas 168 ideias de itens. 

Dentre elas estão os cookies com ingredientes reciclados da Native, que além de levar maçã e canela cultivadas com práticas regenerativas em sua lista de ingredientes, também conta com farinha de semente de uva reciclada; o vinho de caju da Enoteca Saint VinSaint produzido com um fruto do caju normalmente descartado; e o aperitivo que imita frango feito de bagaço de caju que normalmente é desperdiçado na produção de suco, e temperado com especiarias amazônicas compradas de comunidades tradicionais.

Assim, as empresas que tiverem seus projetos bem-sucedidos e comercialmente atrativos conseguiram espaço nas gôndolas do Carrefour. Segundo Susy Yoshimura, diretora sênior de sustentabilidade do Grupo, não haverá um limite de itens escolhidos e diversos fatores podem tornar o produto atrativo, como a embalagem, tamanho e preço, porém no final das contas é importante também que o produto seja bom para garantir a recompra.

Yoshimura também comenta que os produtos que apresentarem uma boa adesão poderão permanecer sendo comercializados para além dos seis meses previstos. 

Para a diretora, grandes varejos são essenciais para facilitar o acesso a produtos sustentáveis e caso esse engajamento não ocorra, a tendência é de que os itens fiquem nichados promovendo uma gourmetização da cadeia sustentável.

Victoria Almeida, gerente de rede de empresas da América Latina na Fundação Ellen MacArthur, também comenta que o papel dos varejistas e das grandes marcas é muito importante, pois ambos têm o poder de influenciar os hábitos de consumo e criar demandas que decidem o que será produzido.

A executiva finaliza destacando que o projeto demonstra como o setor alimentício pode ser parte da solução para o desenvolvimento de uma bioeconomia ao invés de um empecilho para o seu desenvolvimento.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+ Ecossistema de Varejo? Então nos siga nas redes sociais:  LinkedIn  Instagram  Facebook

COMPARTILHAR
TAGS:Carrefour, ESG, Fundação Ellen MacArthur, economia circular, bioeconomia, Sustentabilidade, Alimentos sustentáveis
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Brasileiros priorizam itens orgânicos e sustentáveis ​​neste fim de anoConsumo Sustentável no Brasil

Brasileiros priorizam itens orgânicos e sustentáveis ​​neste fim de ano

Carrefour_fachadaCarrefour

Carrefour vende 11 lojas ao grupo gaúcho Osmar Nicolini

Fusões e aquisições no consumo aumentando 25% em nove mesesFusões no Varejo

2024 tem crescimento de 25% em fusões no varejo

Claudia Vilhena assume o marketing do Carrefour e Sam’s ClubCMO Carrefour e Sam's Club

Claudia Vilhena assume o marketing do Carrefour e Sam’s Club

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados