SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Entenda como os marketplaces têm se inserido no cenário competitivo do varejo alimentar

21/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Carrefour Grupo Carrefour Brasil Inclusão Diversidade Equidade racial equidade de gênero

Carrefour aposta em práticas de inclusão para aprimorar a cultura da empresa

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 30/08/2023


Foto: Adobe Stock

Graças a integração com o BIG, o Grupo Carrefour Brasil tornou-se o maior empregador privado do país, somando cerca de 150 mil colaboradores. Essa fusão incentivou a companhia a criar algo novo, não só no modelo de negócios, mas também nos processos de organização da empresa e na cultura. 

[noticiasRelacionadas]

Dessa forma, os 4Cs, pilares da cultura da empresa até então, que incluíam Cliente, Coragem, Compromisso com as mudanças e Cooperação agora passam a ser i4Cs, com a adição da Inclusão.

Segundo Stephane Maquaire, CEO do Grupo, a empresa não tolera preconceitos, não aceita o racismo e não admite a violência. “Não queremos esquecer nossa história, que é feita também de momentos duros, entretanto, olhando para o futuro, trabalhamos em prol do respeito”, afirma Maquaire.

No texto produzido pelo Grupo para o Valor Econômico, é informado que a agenda da diversidade é algo urgente no país,  e de acordo com dados do Instituto Ethos, se não houver mudanças e aceleração só iremos alcançar a equidade de gênero no ambiente corporativo em 80 anos, e a racial em 150. Essa projeção demonstra a necessidade das empresas se movimentarem para reverter o cenário do mercado de trabalho e adicionar esse tema como um pilar estratégico para os negócios

Dados do estudo promovido pelo ID BR (Identidades do Brasil) para cada 10% de aumento na diversidade étnico-racial, é possível observar um incremento de quase 4% na produtividade das empresas. E, para cada 10% de elevação da diversidade de gênero, o acréscimo é de quase 5%. 

Assim, o Grupo Carrefour passou a comunicar a temática de inclusão de forma mais intensa. Para Esabela Cruz, Diretora de Gestão Inclusiva, a diversidade mantém os clientes confortáveis e os colaboradores felizes, além de ser uma parte da estratégia do negócio com fornecedores diversos e uma cadeia de suprimentos que retroalimenta o processo.

Atualmente a empresa tem investido cada vez mais para um circuito de educação continuada com letramento racial e treinamentos para reforçar a importância da inclusão. Esabela afirma que a meta é treinar 5 mil líderes até setembro deste ano.  Além desse, a empresa também relançou o Grupo Afinidade, mas agora sem os subgrupos, para contemplar os indivíduos de forma mais plural.

Outra proposta do Grupo são os Embaixadores da Inclusão, responsáveis por auxiliar e multiplicar a cultura i4Cs, servindo como uma ponte entre a diretoria de gestão inclusiva e as áreas em que atuam. 

Por fim, outra novidade é o relançamento do Comitê Externo para Equidade Racial, formado por especialistas na temática e com José Vicente, reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, como representante principal por 5 meses na atuação sobre a revisão estratégica e a construção de uma visão para o futuro do Carrefour Brasil.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+ Ecossistema de Varejo? Então nos siga nas redes sociais:    LinkedIn,    Instagram     e     Facebook

COMPARTILHAR
TAGS:Carrefour, Grupo Carrefour Brasil, Inclusão, Diversidade, Equidade racial, equidade de gênero
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

FLV em loja do Pão de AçúcarGestão e negócios

Varejo alimentar enfrenta desafios para manter o crescimento

MANTIQUEIRA BRASIL - OVOS NOVA REGULAMENTAÇÃORegulamentação

Nova regra exige dados de validade nos ovos a partir de março

ABC PlusExpansão

Grupo ABC inaugura sua primeira loja do segmento premium

Max Atacadista - Grupo MuffatoExpansão

Grupo Muffato investe R$ 50 milhões e chega a nova cidade com atacarejo

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados