Carrefour aposta em práticas de inclusão para aprimorar a cultura da empresa

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Reportagem SA+ -

O Grupo possui cerca de 150 mil colaboradores e destaca a diversidade como um dos grandes pilares


Foto: Adobe Stock

Graças a integração com o BIG, o Grupo Carrefour Brasil tornou-se o maior empregador privado do país, somando cerca de 150 mil colaboradores. Essa fusão incentivou a companhia a criar algo novo, não só no modelo de negócios, mas também nos processos de organização da empresa e na cultura. 

Dessa forma, os 4Cs, pilares da cultura da empresa até então, que incluíam Cliente, Coragem, Compromisso com as mudanças e Cooperação agora passam a ser i4Cs, com a adição da Inclusão.

Segundo Stephane Maquaire, CEO do Grupo, a empresa não tolera preconceitos, não aceita o racismo e não admite a violência. “Não queremos esquecer nossa história, que é feita também de momentos duros, entretanto, olhando para o futuro, trabalhamos em prol do respeito”, afirma Maquaire.

No texto produzido pelo Grupo para o Valor Econômico, é informado que a agenda da diversidade é algo urgente no país,  e de acordo com dados do Instituto Ethos, se não houver mudanças e aceleração só iremos alcançar a equidade de gênero no ambiente corporativo em 80 anos, e a racial em 150. Essa projeção demonstra a necessidade das empresas se movimentarem para reverter o cenário do mercado de trabalho e adicionar esse tema como um pilar estratégico para os negócios

Dados do estudo promovido pelo ID BR (Identidades do Brasil) para cada 10% de aumento na diversidade étnico-racial, é possível observar um incremento de quase 4% na produtividade das empresas. E, para cada 10% de elevação da diversidade de gênero, o acréscimo é de quase 5%. 

Assim, o Grupo Carrefour passou a comunicar a temática de inclusão de forma mais intensa. Para Esabela Cruz, Diretora de Gestão Inclusiva, a diversidade mantém os clientes confortáveis e os colaboradores felizes, além de ser uma parte da estratégia do negócio com fornecedores diversos e uma cadeia de suprimentos que retroalimenta o processo.

Atualmente a empresa tem investido cada vez mais para um circuito de educação continuada com letramento racial e treinamentos para reforçar a importância da inclusão. Esabela afirma que a meta é treinar 5 mil líderes até setembro deste ano.  Além desse, a empresa também relançou o Grupo Afinidade, mas agora sem os subgrupos, para contemplar os indivíduos de forma mais plural.

Outra proposta do Grupo são os Embaixadores da Inclusão, responsáveis por auxiliar e multiplicar a cultura i4Cs, servindo como uma ponte entre a diretoria de gestão inclusiva e as áreas em que atuam. 

Por fim, outra novidade é o relançamento do Comitê Externo para Equidade Racial, formado por especialistas na temática e com José Vicente, reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, como representante principal por 5 meses na atuação sobre a revisão estratégica e a construção de uma visão para o futuro do Carrefour Brasil.

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Fonte: Valor Econômico

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