Cadastro positivo automático vai injetar 1,3 trilhão de reais na economia

Avaliação:

(6 Avaliações)

Redação SA Varejo - redacao@savarejo.com.br -

Entenda como funciona a lei que entra em vigor no mês de julho

Em julho a economia começa a ganhar um respirinho. É nesse mês que entra em vigor o Cadastro Positivo automático. Se as expectativas se confirmarem, milhões de empresas e pessoas terão acesso a juros mais baixos e melhores condições de pagamento, o que estimulará a produção e o consumo. O cadastro, que existe desde 2011, exigia que os interessados solicitassem sua inclusão no banco de dados, o que dificultava a adesão. Apenas 10 milhões de pessoas cadastraram-se espontaneamente. Agora, com a inclusão automática de companhias e consumidores, o banco de dados se multiplica.

Importante: mais de 22 milhões de brasileiros, excluídos do sistema por não ter conta bancária, a partir de julho participarão do Cadastro Positivo. Eles serão avaliados pelo pagamento de serviços básicos, como luz e água. A Serasa Experian estima uma injeção no mercado de 1,3 trilhão de reais nos próximos 10 anos, o que favorecerá diversos setores da economia. Além do cadastro automático, o banco de dados será reforçado com novas informações, de diferentes agentes econômicos, o que permitirá ganho na qualidade da análise de risco e, portanto, redução na taxa de juros.

Como funciona

Informações de bancos, varejistas, concessionárias de serviço de energia, entre outras, comporão a base de análise dos birôs de crédito, como a Serasa Experian

Todo o histórico de pessoas e empresas estará disponível

Serão analisados os valores e a pontualidade dos pagamentos, os gastos mais frequentes e o percentual da renda comprometido, entre outros itens. Os dados de hábitos de pagamento serão cruzados com os dados de inadimplência

Em números

  • 137 milhões de brasileiros poderão ser favorecidos
  • 74% das pessoas cadastradas poderão contar com redução na taxa de juros
  • 22,6 milhões de brasileiros serão incluídos no mercado de crédito

 

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:    LinkedIn   ,   Instagram   Facebook   !

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Solução de sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade