SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A era da cocriação: mais do que nunca, o cliente é o protagonista das estratégias de trade

21/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

MOB INC consumo online supermercados hábitos

Brasileiro pretende aumentar consumo online nos próximos anos

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 28/07/2021

Foto: istock

A pesquisa realizada pela MOB INC. “O comportamento e a relação de consumo online do brasileiro durante a pandemia” mostra que 97% dos entrevistados aumentaram seu volume de compras por meios digitais. Para 36,7%, a maior representação dentro da amostra, o aumento está na casa dos 30% a 40% e para 12,2% dos entrevistados, os gastos superaram a marca de 70% de todo o seu volume de consumo dentro do período de isolamento.

O levantamento também mostrou quais os tipos de produtos os consumidores tinham pouca incidência, em relação as compras online e que durante a pandemia permitiram descobrir e iniciar uma nova experiência. As categorias mais citadas foram: supermercado com 43%, que compõem compras do dia a dia da dispensa dos brasileiros, seguido por calçados (27%), farmácia (24%) e cosméticos (16%). No entanto, quando perguntado quais categorias continuarão no novo hábito de compras de consumo online, os mesmos setores foram os mais citados, ou seja, os consumidores continuarão com hábitos ligados a estes produtos traçando um modelo de compra mais prático e dinâmico.

“O supermercado foi o item apontado como o que quase ninguém fazia antes e ele se mantém como um novo hábito, por conta da clareza e da praticidade do processo. E as marcas conseguiram compreender de forma sofisticada o seu consumidor, gerando por exemplo, os personal shoppers, essas pessoas que vão identificadas para um supermercado, elas tiram foto do produto, elas pegam justamente a marca que você quer. E o que impulsiona isso? A gente quebrou o medo e testou! E viu que isso vem com determinada qualidade. Então, a gente está ganhando tempo”, observa o CEO da MOB, Thiago Felinto.

Ainda de acordo com a pesquisa, algumas marcas podem ser consideradas uma referência, já que entre as mais citadas pelos consumidores como empresas que estão realizando as melhores práticas e boa prestação de serviços online estão: Mercado Livre, Magalu, Shopee, iFOOD e Zé Delivery. Estas são apontadas como empresas que compreendem as necessidades e a forma de melhor suprir a experiência de uso de seus consumidores em suas plataformas, aplicativos e sites. 

A pesquisa entrevistou mais de 200 pessoas, espalhadas nas 4 regiões do Brasil, em junho de 2021. O mapeamento realizado contou com amostras de diferentes gêneros com idades entre 20 e 65 anos, de diferentes extratos sociais, com predominância da classe média.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                                         LinkedIn                                        ,                                        Instagram                                        e                                        Facebook                                        !

COMPARTILHAR
TAGS:MOB INC, consumo online, supermercados, hábitos
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Supermercados MundialGestão de Pessoas

Supermercados Mundial capacitou funcionárias grávidas com suporte integral

Delta SupermercadosInauguração

Delta Supermercados investe R$ 115 milhões em expansão

Lemon Supermercados - Fachada na Av. Vicente RaoExpansão

Exclusivo: Lemon intensifica disputa no segmento premium de SP e planeja dobrar lojas

Consumidor em frente gôndola de refrigerados em supermercadoExperiência do Cliente

Pesquisa aponta: estamos na era de como você vende e não de o que você vende

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados