SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Lucro líquido: por que crescer vendas pode ser mais eficaz do que reduzir custos em longo prazo

11/05/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Scanntech Precificação Pricing Inteligência de Dados

Boa gestão de Pricing: como indústria e varejo podem garantir maiores margens

POR SA+ Branded Content

Conteúdo Patrocinado por Scanntech

EM 11/05/2023

PRODUZIDO POR SA CONTENT

 

Em um cenário de forte concorrência e inflação ainda em níveis altos, ter eficiência na precificação é essencial para toda a cadeia de distribuição conquistar bons resultados. Com dados granulares e a maior cobertura do varejo brasileiro de 86%, a  Scanntech  permite que Varejo e Indústria ajustem sua política de Pricing para garantir mais vendas em valor e elevar a rentabilidade.

Esse caminho envolve corrigir o erro mais comum que é não gerir bem os preços fora do pareto, ou seja: a indústria foca nas principais lojas (key accounts) e o varejo foca exclusivamente nos produtos da curva A.

Com suas soluções, a Scanntech eleva a barra de conhecimento de Pricing na cadeia de distribuição em todo o país, democratizando o acesso a dados que permitem não só corrigir erros pontuais, mas garantir resultados duradouros. 

Para as redes de varejo, utilizar Scanntech significa ter muitos benefícios. Ricardo Ludovico, Head de Produtos para o Varejo, explica que um deles é a rentabilização dos produtos da curva C, comumente deixados de lado na gestão de Pricing. Isso porque as ferramentas da Scanntech permitem saber até qual valor é possível chegar para não perder vendas. "No caso dos produtos da curva C, temos observado preços entre 5% e 10% abaixo desse nível. Como esses produtos respondem por cerca de 20% vendas do varejo alimentar, a correção nos valores praticados gera um aumento em torno de 2% no faturamento total, sem alterar a percepção de posicionamento de preços do varejista com o shopper, pois são produtos de baixa notabilidade.", destaca Ludovico.

"Hoje, a indústria paga uma fortuna para auditores irem de loja em loja anotar os preços. Mas a Scanntech apura diariamente os preços praticados em mais de 30 mil pontos de venda de todos os portes, atendidos pelo canal direto e também pelo canal indireto", exemplifica Ricardo Yamazaki, Head de Produtos e Inovação. Isso permite uma visão geral de preço e distribuição dos produtos, inclusive em localidades distantes dos grandes centros.

Quem tem Scanntech acessa essas informações atualizadas, com uma diferença de apenas 2 dias entre a captação e a disponibilização na plataforma. É a base de preços mais precisa do mercado, capaz de permitir a tomada de decisões certas para o desenvolvimento das categorias. "A indústria consegue, entre outros aspectos, definir o preço sugerido de seus produtos com base em um estudo assertivo, e isso garante que toda a cadeia de distribuição tenha resultados saudáveis", explica Yamazaki.

Um dos grandes desafios da cadeia de distribuição é viabilizar a estratégia long tail, e isso se torna possível com o apoio da Scanntech. Os dados são fáceis de usar e a parceria envolve a capacitação dos times da indústria e do varejo no sentido de extrair o melhor dessas informações. O efeito nos resultados aparece rapidamente.  

Entre em contato com a Scanntech e saiba mais sobre as formas de melhorar sua gestão de Pricing:

Site: www.scanntech.com.br 

Tel.: (11) 3027-1700

 

COMPARTILHAR
TAGS:Scanntech, Precificação, Pricing, Inteligência de Dados
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Super ABC - Mercearia - PãesPesquisa

Mercearia impulsiona crescimento das vendas em abril

armazém de lojaInteligência Artificial

Precisão e agilidade: especialistas discutem como aprimorar a gestão de estoque por meio da inovação

Dia das mães - Adobe StockSazonalidade

Alimentos são os principais responsáveis pelo avanço da cesta de Dia das Mães

Loja Pão de Açúcar Hípica_CampinasGestão e negócios

Com aumento de 18% nas vendas do e-commerce, GPA compartilha estratégias para fortalecer a área

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados