Boa gestão de Pricing: como indústria e varejo podem garantir maiores margens

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Com as soluções da Scanntech, é possível rentabilizar a operação até mesmo de lojas menores e dos produtos da curva C. Setor supermercadista e fornecedores deixam de perder dinheiro

PRODUZIDO POR SA CONTENT

 

Em um cenário de forte concorrência e inflação ainda em níveis altos, ter eficiência na precificação é essencial para toda a cadeia de distribuição conquistar bons resultados. Com dados granulares e a maior cobertura do varejo brasileiro de 86%, a  Scanntech  permite que Varejo e Indústria ajustem sua política de Pricing para garantir mais vendas em valor e elevar a rentabilidade.

Esse caminho envolve corrigir o erro mais comum que é não gerir bem os preços fora do pareto, ou seja: a indústria foca nas principais lojas (key accounts) e o varejo foca exclusivamente nos produtos da curva A.

Com suas soluções, a Scanntech eleva a barra de conhecimento de Pricing na cadeia de distribuição em todo o país, democratizando o acesso a dados que permitem não só corrigir erros pontuais, mas garantir resultados duradouros. 

Para as redes de varejo, utilizar Scanntech significa ter muitos benefícios. Ricardo Ludovico, Head de Produtos para o Varejo, explica que um deles é a rentabilização dos produtos da curva C, comumente deixados de lado na gestão de Pricing. Isso porque as ferramentas da Scanntech permitem saber até qual valor é possível chegar para não perder vendas. "No caso dos produtos da curva C, temos observado preços entre 5% e 10% abaixo desse nível. Como esses produtos respondem por cerca de 20% vendas do varejo alimentar, a correção nos valores praticados gera um aumento em torno de 2% no faturamento total, sem alterar a percepção de posicionamento de preços do varejista com o shopper, pois são produtos de baixa notabilidade.", destaca Ludovico.

"Hoje, a indústria paga uma fortuna para auditores irem de loja em loja anotar os preços. Mas a Scanntech apura diariamente os preços praticados em mais de 30 mil pontos de venda de todos os portes, atendidos pelo canal direto e também pelo canal indireto", exemplifica Ricardo Yamazaki, Head de Produtos e Inovação. Isso permite uma visão geral de preço e distribuição dos produtos, inclusive em localidades distantes dos grandes centros.

Quem tem Scanntech acessa essas informações atualizadas, com uma diferença de apenas 2 dias entre a captação e a disponibilização na plataforma. É a base de preços mais precisa do mercado, capaz de permitir a tomada de decisões certas para o desenvolvimento das categorias. "A indústria consegue, entre outros aspectos, definir o preço sugerido de seus produtos com base em um estudo assertivo, e isso garante que toda a cadeia de distribuição tenha resultados saudáveis", explica Yamazaki.

Um dos grandes desafios da cadeia de distribuição é viabilizar a estratégia long tail, e isso se torna possível com o apoio da Scanntech. Os dados são fáceis de usar e a parceria envolve a capacitação dos times da indústria e do varejo no sentido de extrair o melhor dessas informações. O efeito nos resultados aparece rapidamente.  

Entre em contato com a Scanntech e saiba mais sobre as formas de melhorar sua gestão de Pricing:

Site: www.scanntech.com.br 

Tel.: (11) 3027-1700

 

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