Belmiro Gomes comenta sobre os desafios do setor e planos de expansão do Assaí
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 16/01/2024
Foto: Arquivo SA+ Ecossistema de Varejo
Segundo uma pesquisa da NielsenIQ, 24,4% dos domicílios fizeram compras no Assaí durante o primeiro semestre de 2023, e um a cada quatro domicílios do Brasil compra em uma loja do varejista.
[noticiasRelacionadas]
Na última década, a rede tem tido um crescimento de 28% ao ano e, após a aquisição dos hipermercados Extra em 2021, passou por uma expansão significativa. Para Belmiro Gomes, CEO do Assaí, atualmente os modelos de atacarejo já têm experiência equivalente à dos hipermercados, principalmente as lojas mais recentes que trazem uma experiência e sortimento semelhantes aos padrões do outro estilo de negócio.
Em relação ao e-commerce, Belmiro afirma que ainda há diversos desafios a serem superados, não só para os players nacionais, mas para o mundo inteiro. Apesar de perceber certa eficácia na comercialização pelos meios digitais de itens de alto valor, como eletrônicos, o executivo acredita que o varejo alimentar tem mais complexidades devido a quantidade de itens perecíveis e de baixo valor agregado. Um exemplo destacado pelo CEO é que muitas vezes o valor do frete pode superar o do próprio produto, tornando a compra menos atraente.
Em novembro do último ano, ele também comentou sobre os planos de expansão da rede , que envolve um crescimento mais orgânico. Para 2024, a previsão é que sejam abertas cerca de 15 lojas, entre as localidades onde há filiais em obras para serem inauguradas estão Manaus, Macapá, Guarulhos, Osasco, São José do Rio Preto e algumas cidades do nordeste – apenas para citar alguns exemplos. O investimento total previsto para essas operações ficará entre R$ 1,5 e R$ 2 bilhões.
Já para 2025, a previsão é de inaugurar aproximadamente 20 lojas, e a estimativa de investimento não foi divulgada.
A expansão orgânica é uma parte da estratégia da companhia. Somam-se a ela a rentabilização dos ativos e ampliação de canais e serviços financeiros. Na questão relativa à rentabilidade, a empresa conta com a maturação das lojas inauguradas. Só da aquisição do Extra, são 66 pontos cujas conversões terminaram no ano passado.
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+ Ecossistema de Varejo? Então nos siga nas redes sociais: LinkedIn, Instagram e Facebook