SA+ Ecossistema de Varejo

Assaí Belmiro Gomes Expansão E-commerce

Belmiro Gomes comenta sobre os desafios do setor e planos de expansão do Assaí

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 16/01/2024


Foto: Arquivo SA+ Ecossistema de Varejo

Segundo uma pesquisa da NielsenIQ, 24,4% dos domicílios fizeram compras no Assaí  durante o primeiro semestre de 2023, e um a cada quatro domicílios do Brasil compra em uma loja do varejista. 

[noticiasRelacionadas]

Na última década, a rede tem tido um crescimento de 28% ao ano e, após a aquisição dos hipermercados Extra em 2021, passou por uma expansão significativa. Para Belmiro Gomes, CEO do Assaí, atualmente os modelos de atacarejo já têm experiência equivalente à dos hipermercados, principalmente as lojas mais recentes que trazem uma experiência e sortimento semelhantes aos padrões do outro estilo de negócio.

Em relação ao e-commerce, Belmiro afirma que ainda há diversos desafios a serem superados, não só para os players nacionais, mas para o mundo inteiro. Apesar de perceber certa eficácia na comercialização pelos meios digitais de itens de alto valor, como eletrônicos, o executivo acredita que o varejo alimentar tem mais complexidades devido a quantidade de itens perecíveis e de baixo valor agregado. Um exemplo destacado pelo CEO é que muitas vezes o valor do frete pode superar o do próprio produto, tornando a compra menos atraente.

Em novembro do último ano, ele também comentou sobre os planos de expansão da rede , que envolve um crescimento mais orgânico. Para 2024, a previsão é que sejam abertas cerca de 15 lojas, entre as localidades onde há filiais em obras para serem inauguradas estão Manaus, Macapá, Guarulhos, Osasco, São José do Rio Preto e algumas cidades do nordeste – apenas para citar alguns exemplos. O investimento total previsto para essas operações ficará entre R$ 1,5 e R$ 2 bilhões.  

Já para 2025, a previsão é de inaugurar aproximadamente 20 lojas, e a estimativa de investimento não foi divulgada. 

A expansão orgânica é uma parte da estratégia da companhia. Somam-se a ela a rentabilização dos ativos e ampliação de canais e serviços financeiros. Na questão relativa à rentabilidade, a empresa conta com a maturação das lojas inauguradas. Só da aquisição do Extra, são 66 pontos cujas conversões terminaram no ano passado. 

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+ Ecossistema de Varejo? Então nos siga nas redes sociais:  LinkedIn,   Instagram  Facebook

COMPARTILHAR
TAGS:Assaí, Belmiro Gomes, Expansão, E-commerce
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Fort Atacadista Grupo PereiraExpansão

Grupo Pereira investe R$ 250 milhões e abre vários atacarejos no mesmo dia

DOm OlivioAbertura de lojas

Varejo segue com expansão acelerada nas últimas semanas do ano

Assaí explora categorias de oportunidade e apresenta nova solução financeira para o público PJExpansão

Inaugurações aceleram na reta final do ano

Komprão de Palhoça fachada Grupo KochExpansão

Koch segue com planos de uma inauguração por semana em Santa Catarina

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados