SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Entenda como os marketplaces têm se inserido no cenário competitivo do varejo alimentar

22/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Assaí GPA atacadista Compre Bem Pão de Açúcar

Assaí e GPA divulgam suas vendas no 3º trimestre

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 21/10/2022

Foto: Divulgação

O Assaí Atacadista registrou lucro líquido de R$ 281 milhões no terceiro trimestre do ano, queda de 47,8% ante o mesmo período de 2021. Na mesma base de comparação, o GPA apresentou faturamento bruto total consolidado das operações continuadas, que inclui o Grupo Éxito, de R$ 11,5 bilhões e um crescimento de 13,3% no conceito mesmas lojas. Já nas vendas totais, o crescimento foi de 9,5%.

[noticiasRelacionadas]

 A queda verificada no Assaí é atribuída às despesas com conversões de hipermercados e a piora no resultado financeiro em razão da alta dos juros. A companhia destaca que os números do terceiro trimestre de 2021 incluem efeito de créditos fiscais relativos à exclusão do ICMS da base do cálculo do PIS e da Cofins.

Considerando esses efeitos fiscais, a receita líquida da companhia no terceiro trimestre do ano foi de R$ 13,83 bilhões, alta 27,5% em base anual. Sem considerar os efeitos fiscais, a receita líquida da companhia avançou 29,2% no comparativo anual. Já receita bruta cresceu 30,1% ante o terceiro trimestre de 2021 e alcançou R$ 15,18 bilhões.

O ganho de faturamento, segundo a empresa, foi impulsionado pela conversão de 14 hipermercados no período, além da abertura de 44 lojas nos últimos 12 meses.

A companhia afirma que revisou sua projeção de abertura em 2022 para 58 novas lojas, das quais 45 devem ser convertidas no segundo semestre, refletindo também “expansão recorde” de aberturas no trimestre passado. As vendas nas mesmas lojas avançaram 9%.

Ebitda somou de R$ 994 milhões, alta de 2% em relação ao mesmo período do ano passado. No critério ajustado, pelo resultado de outras despesas e receitas, o crescimento foi de 20,6% para R$ R$ 1,01 bilhão. A margem Ebitda ajustada no último trimestre ficou em 7,3%, perda de 0,5 ponto percentual. Desconsiderando ainda as despesas pré-operacionais relacionadas à expansão e conversão de hipermercados, o Ebitda ajustado cresceu 25,8% e alcançou recorde de R$ 1,06 bilhão.

GPA Brasil

Foto: Divulgação

A receita bruta de vendas no perímetro continuado excluindo postos somou R$ 4,3 bilhões no terceiro trimestre, crescimento de 14,2% no faturamento total e 6,6% no conceito mesmas lojas ante o mesmo período de 2021. O resultado reflete o contínuo trabalho nos seis pilares estratégicos com foco em fazer o “básico bem feito” e das aberturas de lojas no período.

As vendas no e-commerce totalizaram R$ 409 milhões, avanço de  8%, excluindo as vendas dos hipermercados que foram descontinuados. Com isso, a penetração de vendas online total foi de 11,1%.

No período, o grupo destaca a conclusão de uma importante fase do pilar de Expansão, com a finalização das 23 conversões das lojas de Extra hipermercado para 13 lojas no formato Pão de Açúcar, 8 para Mercado Extra e 2 para a bandeira Compre Bem. Além das conversões, foram inauguradas 6 novas lojas do formato Minuto e uma nova loja Pão de Açúcar, totalizando 33 novas unidades em 2022, em linha com o plano de expansão.   

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:       LinkedIn          Instagram           Facebook

COMPARTILHAR
TAGS:Assaí, GPA, atacadista, Compre Bem, Pão de Açúcar
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

FLV em loja do Pão de AçúcarGestão e negócios

Varejo alimentar enfrenta desafios para manter o crescimento

Max Atacadista - Grupo MuffatoExpansão

Grupo Muffato investe R$ 50 milhões e chega a nova cidade com atacarejo

Assaí inaugura sua primeira loja no GuarujáResultados

Lucro do Assaí avança 8,3% e fecha 2024 em R$ 769 milhões

Pão de Açúcar - GPA _ fachadaResultados

4T24: Pão de Açúcar e Extra Mercado apresentam o maior avanço nas vendas em mesmas lojas desde 2022

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados