Assaí celebra 50 anos e lança novo logo
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 19/02/2024
Foto: Divulgação
Em 2024, o Assaí completa 50 anos de história, e para dar início às comemorações, hoje (19) acaba de lançar seu novo logotipo. Agora o logo da marca incorpora um design e tipografia moderna, revitalizando a identidade visual da empresa com um Sol nascendo – uma homenagem ao nome do atacarejo que tem origem na palavra japonesa “asahi” da tradução “Sol da manhã”.
[noticiasRelacionadas]
O novo logo já está disponível no site, aplicativo e redes sociais do varejista e todas as lojas inauguradas em 2024 e 2025 levarão essa nova identidade visual. Alguns testes foram realizados em três lojas localizadas em São Luís (MA), Bauru (SP) e na Vila Carrão, em São Paulo (SP), mas as demais unidades receberão atualizações ao longo dos próximos anos, de acordo com o cronograma de manutenção e reformas dos estabelecimentos.
Para Marly Yamamoto, diretora executiva de marketing e gestão de clientes da companhia, essa evolução de logo reflete o crescimento da marca ao longo dos últimos anos. Para se ter uma ideia, entre 2011 e 2023 a empresa passou de 59 unidades para 288, e aumentou em quase 20 vezes o faturamento. Além disso, o Assaí se tornou o primeiro cash & carry puro listado na B3 e na NYSE, alcançando o status de Corporation, uma empresa de capital pulverizado, sem um controlador único.
“São 50 anos de uma trajetória de sucesso, atualmente, o Assaí está presente em 1 a cada 4 lares do país. Orgulhando-nos de nossas conquistas, este momento histórico marcou a escolha certa para a modernização da nossa marca”, comenta Marly.
A executiva ainda complementa que ao longo do período de construção do novo logotipo, foi compreendido que todas as composições que comunicam a marca Assaí precisavam transmitir uma mensagem objetiva e transparente sobre o negócio. “É essencial que sejam verdadeiras com a realidade do nosso público e autênticas em expressar nossa brasilidade”.
Assim, a construção do logotipo foi realizada em parceria com a StarMKT, house agency do Assaí, após uma série de estudos que identificou seis elementos-chave da companhia que precisavam ser incorporados visualmente por meio das cores e tipografia.
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+ Ecossistema de Varejo? Então nos siga nas redes sociais: LinkedIn , Instagram e Facebook