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Ao abrir informações, varejista ajuda a indústria a desenvolver um melhor planejamento

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 17/07/2023

Foto: Stock Adobe

Os JBPs são primordiais a fim de construir uma ponte para definição e alinhamento de estratégias, afirma Edson Garcia, diretor de trade marketing do Grupo Mateus . “Temos acordos anuais com as indústrias que envolvem apoio em ações de promoção de marcas, instalação de backlights, checkstand e visibilidade em todos os nossos canais de venda. Para além das lojas físicas, o trade marketing também pensa e executa estratégias para fortalecer categorias e atender o público do e-commerce, já que o consumidor hoje é omnichannel”, afirma.

Segundo ele, o trade não pode ser visto como um setor cujo objetivo é exclusivamente a conversão em vendas, mas sim como estratégia de desenvolvimento e de potencialização de categorias, de visibilidade das marcas e de fidelização. “Mantemos um diálogo muito próximo e sistematizado com as indústrias para que essa parceria tenha reflexo cada vez mais positivo para o consumidor”, diz.

Para Fabio Acayaba, especialista em trade e shopper marketing, colocar o cliente no centro é justamente o desafio. “No fim do dia, ambos precisam entender como fazer o consumidor querer comprar o produto de determinada marca, na loja em questão e sair tão encantado que queira voltar”, avalia. “Ainda há casos de falta de entendimento de verbas, custos de exposição e até preço do produto”.

Acayaba ressalta a importância do varejo abrir informações para ajudar a indústria no melhor planejamento. “Embora a indústria entenda as tendências e hábitos de consumo, é o varejista que conhece efetivamente o consumidor que frequenta sua loja".

O especialista em trade marketing será um dos palestrantes em um dos maiores eventos do setor, o TRADE CONNECTION, que ocorre no dia 29 de agosto, em São Paulo. CLIQUE AQUI para conferir a lista de palestrantes e fazer sua inscrição. 

Matéria originalmente publicada na  edição de julho da SA+  .

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