SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Lucro líquido: perdas não identificadas passam de 50% e são oportunidade na última linha de resultados

28/06/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Ambev hub inovação cerveja Zé Delivery

Ambev: investimento em inovação já representa 20% do faturamento da empresa

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 14/01/2022

Foto: Divulgação

A Ambev já começa a colher os resultados dos investimentos em inovação. Hoje, cerca de 20% do faturamento da companhia vêm de produtos e projetos que não existiam há três anos. Um exemplo desse investimento é o aplicativo Zé Delivery, de entrega de bebidas, que de janeiro a setembro de 2021 processou 44 milhões de pedidos.

[noticiasRelacionadas]

De acordo com o diretor global de inovação da Ambev, Bruno Stefani, inovação e tecnologia são essenciais para colocar o consumidor no centro. Atento a este movimento, a Ambev criou o Bees, um marketplace que permite que bares, restaurantes e varejistas façam suas compras com produtos que vão além do portfólio da cervejaria. O consumidor pode, por exemplo, adquirir produtos de empresas como BRF e M. Dias Branco . O Bees é usado em 85% da base de clientes da Ambev, que soma mais de 1 milhão de pontos de venda.

A intensificação do processo de transformação digital desde 2018, onde os investimentos em inovação cresceram 50%, é um dos responsáveis pela redução do tempo médio de desenvolvimento de novos produtos que passou de 12 para quatro meses.

O executivo revela que o processo de buscar soluções para diferentes problemas e, em cada setor da empresa, se acelerou especialmente na pandemia. Para contribuir com ações de combate à pandemia da covid-19, por exemplo, a companhia, que produz cervejas e outras bebidas não alcoólicas, passou a produzir álcool em gel, máscaras, lençóis descartáveis e adaptou uma fábrica para produzir oxigênio. “É importante entender também que quando falamos em inovação estamos falando de assumir o teste simultâneo de uma centena de soluções”, diz o diretor.

 “Para inovar com a velocidade que garanta competitividade no mercado, uma organização não pode mais querer desenvolver tudo dentro de casa. É uma questão de tempo e dinheiro”, explica Stefani. Por isso, o trabalho com startups ganhou fôlego nos últimos anos, com destaque em 2021. Até agosto do ano passado, mais de 630 startups interagiram com a companhia por meio de seu programa Ambev Startups.

A empresa criou o projeto, Além, cuja ideia é conectar as startups a unidades de negócio da empresa. Na primeira edição, em 2021, foram desenvolvidos sete projetos.  Além disso, a Ambev criou a aceleradora 100+, cujo foco são os projetos de sustentabilidade.

Em duas edições, 39 startups foram aceleradas e investimentos e negócios gerados movimentaram mais de R$ 13 milhões. “A interação da Ambev com milhares de startups já trouxe diversas soluções que otimizaram nossos processos e geraram uma relação de ganha-ganha entre indústria, cliente e consumidor.”

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                                                                                                         LinkedIn                                                                                                        ,                                                                                                        Instagram                                                                                                        e                                                                                                        Facebook

COMPARTILHAR
TAGS:Ambev, hub inovação, cerveja, Zé Delivery
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Imagem do editorInovação

42% dos consumidores pagariam mais para ter uma experiência aprimorada no varejo alimentar físico

Saiba como varejistas disruptivas estão redefinindo categoriasInovação

Entenda como ser disruptivo pode garantir a longevidade de sua marca

Supermercados ampliam presença digital e buscam soluções para experiência e logísticaInovação

Supermercados ampliam presença digital e buscam soluções para experiência e logística

All body deoIndústria

Unilever lança nova categoria no Brasil

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados