Alimentos saudáveis: separar para vender mais
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 08/08/2018
Super Muffato: espaço bem definido ajuda o cliente a identificar os produtos, o que estimula o consumo
Dados divulgados no Congresso Glúten Free Brazil apontam que 53% da população brasileira vê na alimentação saudável o caminho para evitar ou controlar doenças e ganhar mais qualidade de vida. Os dados confirmam uma realidade que há tempos desponta no mundo inteiro. Não à toa fabricantes de alimentos e bebidas têm apostado em produtos com menos açúcar, menos sódio, matéria-prima integral, etc. Muitas indústrias e startups também investem em pesquisas para lançar produtos “disruptivos” – bons para a saúde, o paladar e o bolso, além de importantes para as vendas e lucro das empresas.
Caroline Kurzweil, analista de alimentos da Euromonitor, reconhece que o preço segue como fator restritivo, mas acredita que esse cenário vai mudar. Primeiro, porque as grandes indústrias estão adquirindo marcas pequenas, o que promove sinergias entre escala de produção e distribuição. É o caso da Unilever, que adquiriu a marca de snacks orgânicos Mãe Terra. “Agora, a empresa deverá alavancar os produtos e torná-los mais acessíveis”, diz. Mesmo assim, é preciso trabalhar bem os alimentos saudáveis nas lojas. Nas 44 filiais da bandeira Super Muffato (PR), esses produtos estão reunidos em um único espaço, onde são agrupados por segmentos: orgânico, integral, vegano, sem lactose, etc. “Desde que adotamos essa organização, percebemos crescimento nas vendas”, afirma Adilson Corrêa, gerente comercial. “O consumidor vai até o setor em busca de um produto e acaba levando outro”, diz. A rede conta ainda com nutricionistas para orientar os clientes.
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Mercado de saudáveis no Brasil- 12% em valor * alta nos últimos cinco anos
- Salto de R$56 ,6 BI para R$92,5 BI
Dicas: como democratizar o consumo **
- Reduzir margem, para diminuir o preço e aumentar o consumo. O varejo ganha com o aumento do tíquete médio
- Contratar comprador que tenha hábitos saudáveis – facilita definição de mix e envolvimento com categoria
- Ter uma exposição clara, atraente, com os diferentes produtos separados em blocos e bem sinalizados. Facilita entendimento, escolha e favorece as compras do consumidor
- Comunicar sempre ao cliente os benefícios dos produtos saudáveis, sejam os industrializados ou hortifrútis, treinar gerentes e promotores sobre os produtos
- Fazer degustação em lojas
- Distribuir material informativo com receitas.
Dr. Schär
sem glúten, de pães a farinhas e massas
- 300% em valor nos últimos quatro anos
- 10% em valor previsão para 2018
- Carro-chefe: pães, biscoitos salgados e biscoitos doces
- Desafios: 2 novas receitas de pães de forma até julho e 1 novo biscoito recheado com caramelo, no 2º semestre deste ano
Fhom Alimentos
snacks sem açúcar, sem glúten e sem leite
- 25% em valor nos últimos quatro anos
- 50% das vendas chip de batata-doce e biscoito de tapioca
- Desafios: 5 novos produtos até junho
Jasmine
integrais, orgânicos, sem açúcar e glúten
- 15% em valor ao mês
- 50% das vendas linha de integrais
- Desafios: 6 novos produtos até julho (antepastos e bolos sem glúten) Presença em 25 mil pontos de vendas
* Euromonitor International – 2017 x 2012 e empresas ** Dr. Schär, Jasmine