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Alimentos saudáveis: separar para vender mais

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 08/08/2018

Super Muffato: espaço bem definido ajuda o cliente a identificar os produtos, o que estimula o consumo

Dados divulgados no Congresso Glúten Free Brazil apontam que 53% da população brasileira vê na alimentação saudável o caminho para evitar ou controlar doenças e ganhar mais qualidade de vida. Os dados confirmam uma realidade que há tempos desponta no mundo inteiro. Não à toa fabricantes de alimentos e bebidas têm apostado em produtos com menos açúcar, menos sódio, matéria-prima integral, etc. Muitas indústrias e startups também investem em pesquisas para lançar produtos “disruptivos” – bons para a saúde, o paladar e o bolso, além de importantes para as vendas e lucro das empresas.

Caroline Kurzweil, analista de alimentos da Euromonitor, reconhece que o preço segue como fator restritivo, mas acredita que esse cenário vai mudar. Primeiro, porque as grandes indústrias estão adquirindo marcas pequenas, o que promove sinergias entre escala de produção e distribuição. É o caso da Unilever, que adquiriu a marca de snacks orgânicos Mãe Terra. “Agora, a empresa deverá alavancar os produtos e torná-los mais acessíveis”, diz. Mesmo assim, é preciso trabalhar bem os alimentos saudáveis nas lojas. Nas 44 filiais da bandeira Super Muffato (PR), esses produtos estão reunidos em um único espaço, onde são agrupados por segmentos: orgânico, integral, vegano, sem lactose, etc. “Desde que adotamos essa organização, percebemos crescimento nas vendas”, afirma Adilson Corrêa, gerente comercial. “O consumidor vai até o setor em busca de um produto e acaba levando outro”, diz. A rede conta ainda com nutricionistas para orientar os clientes.

[noticiasRelacionadas]

Mercado de saudáveis no Brasil
  • 12% em valor * alta nos últimos cinco anos
  • Salto de R$56 ,6 BI para R$92,5 BI

Dicas: como democratizar o consumo **

  1. Reduzir margem, para diminuir o preço e aumentar o consumo. O varejo ganha com o aumento do tíquete médio
  2. Contratar comprador que tenha hábitos saudáveis – facilita definição de mix e envolvimento com categoria
  3. Ter uma exposição clara, atraente, com os diferentes produtos separados em blocos e bem sinalizados. Facilita entendimento, escolha e favorece as compras do consumidor
  4. Comunicar sempre ao cliente os benefícios dos produtos saudáveis, sejam os industrializados ou hortifrútis, treinar gerentes e promotores sobre os produtos
  5. Fazer degustação em lojas
  6. Distribuir material informativo com receitas.

Dr. Schär
sem glúten, de pães a farinhas e massas

  • 300% em valor nos últimos quatro anos
  • 10% em valor previsão para 2018
  • Carro-chefe: pães, biscoitos salgados e biscoitos doces
  • Desafios: 2 novas receitas de pães de forma até julho e 1 novo biscoito recheado com caramelo, no 2º semestre deste ano

Fhom Alimentos
snacks sem açúcar, sem glúten e sem leite

  • 25% em valor nos últimos quatro anos
  • 50% das vendas chip de batata-doce e biscoito de tapioca
  • Desafios: 5 novos produtos até junho

Jasmine
integrais, orgânicos, sem açúcar e glúten

  • 15% em valor ao mês
  • 50% das vendas linha de integrais
  • Desafios: 6 novos produtos até julho (antepastos e bolos sem glúten) Presença em 25 mil pontos de vendas

* Euromonitor International – 2017 x 2012 e empresas ** Dr. Schär, Jasmine

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TAGS:Alimentos Saudáveis, Alimentos disruptivos, Integrais, Sem lactose, Orgânicos, Sem glúten
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