Ainda falta diversidade na liderança do varejo, mas setor avança em meio aos desafios

Avaliação:

(1 Avaliação)

Reportagem SA+ -

Iniciativas das empresas visam garantir que o ambiente de trabalho seja inclusivo para todos, assim como as oportunidades de avanço profissional

Foto: Divulgação

O setor varejista está cada dia mais atendo ao ESG, sigla em inglês para governança ambiental, social e corporativa. A pauta é cada vez mais latente e forte dentro de grupos brasileiros e internacionais atuando no Brasil. 

De acordo com Renata Moraes, CEO da ImpulsoBeta, consultoria de Gestão de Mudança em Diversidade, Equidade e Inclusão, o segmento foca no posicionamento de marca com os consumidores finais, que cada vez mais valorizam comprar em organizações alinhadas com seus valores. Além disso, as questões de sustentabilidade e diversidade são tópicos em ascendente valorização pelo consumidor.

Quando o tema é diversidade, alguns desafios costumam ser compartilhados entre as empresas do setor: a falta de diversidade nos cargos de liderança, episódios de discriminação dentro das lojas e o apoio aos desafios de respeito e inclusão aos seus próprios colaboradores, como as mulheres profissionais que sofrem violência doméstica. 

“Sabemos que a sociedade brasileira está representada nas empresas de varejo e, normalmente, as lojas são diversas da perspectiva de raça e, mais recentemente, abriram mais espaço para pessoas LGBTQIAP+ e 50+. O desafio no momento é garantir que o ambiente seja inclusivo para todas as pessoas, bem como as chances de avanço profissional”, explica Renata.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:   LinkedIn  ,   Instagram   e   Facebook

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Solução de sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade