SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Entenda como os marketplaces têm se inserido no cenário competitivo do varejo alimentar

21/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

natal vendas natal sondagem exclusiva pesquisa SA+ faturamento fim de ano supermercados

60% dos varejistas apontam que as festas de fim de ano têm peso médio e alto para atingir as metas de 2024 em sondagem exclusiva

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 25/09/2023


Fotos: Adobe Stock

Que o ano de 2023 trouxe inúmeros desafios, não há dúvida. Mas também é verdade que as oportunidades existem. Nesse sentido, um aspecto que deve ser considerado é que o consumidor, diante de cenários de dificuldade, costuma encarar as comemorações de fim de ano como um presente para si próprio e para sua família. Ele também entra no período com a esperança de dias melhores no ano que está para começar.

Para o varejista, é preciso encontrar um equilíbrio entre os desafios do negócio e o comportamento do consumidor. Ou seja, deve-se entender os níveis adequados de compras, de estoque, as iniciativas que podem ajudar a impulsionar as vendas, entre outros aspectos.

Tendo isso em vista, a SA+ Ecossistema de Varejo realizou sondagem anual sobre as expectativas dos varejistas para o período. Participaram do levantamento 180 empresários e profissionais do setor. A maior parte encontra-se no Sudeste (52,5%) e Sul (28,2%) e ocupa os cargos de gerente (31,1%), diretor e vice-presidente (23,7%) e dono e presidente (26,6%).

60% dos varejistas apontam que as festas de fim de ano têm peso de médio a alto para alcançar as metas de faturamento do ano. Apesar de um recuo sobre o ano anterior, o percentual dos que acreditam em crescimento em 2023 ainda é alto. Conheça os principais resultados:

Expectativa geral para o período

O que os varejistas esperam para as vendas em valor no Natal e Ano Novo

14,1% crescimento médio esperado pelos varejistas que apostam em vendas maiores em 2023

O que os varejistas esperam para as vendas em valor nos itens sazonais

Panetones

12,9% crescimento médio esperado pelos varejistas que apostam em vendas maiores em 2023

Carnes natalinas e bacalhau


11,9% crescimento médio esperado pelos varejistas que apostam em vendas maiores em 2023

O que os varejistas esperam para as vendas em valor nesses produtos

Acompanhamentos e ingredientes

Frutas secas


 

O que os varejistas esperam para as vendas em valor nos produtos sazonais

Bebidas: vinhos, espumantes e destilados



Foto: Feepik

15,6% crescimento médio esperado pelos varejistas que apostam em vendas maiores em 2023

O que os varejistas pretendem fazer

Promoções

Uma forma de tornar as ações promocionais mais assertivas é utilizar os dados gerados sobre comportamento do consumidor a partir dos programas de relacionamento


 

Atenção à eficiência das ofertas: Avalie muito bem em quais produtos existe uma elasticidade favorável para reduzir preços. Dados de mercado apontam que cerca de 40% das promoções não geram aumento de vendas

Matéria publicada originalmente na edição de setembro.    

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+ Ecossistema de Varejo? Então nos siga nas redes sociais:      LinkedIn,      Instagram     e     Facebook  

 

COMPARTILHAR
TAGS:natal, vendas natal, sondagem exclusiva, pesquisa SA+, faturamento fim de ano, supermercados, varejo alimentar, varejistas
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

MANTIQUEIRA BRASIL - OVOS NOVA REGULAMENTAÇÃORegulamentação

Nova regra exige dados de validade nos ovos a partir de março

Adobe StockPesquisa

Supermercados devem ter avanço de quase 2% nas vendas entre fevereiro e abril

Mais da metade dos varejos inaugurados na última década foram fechadosPesquisa

Varejo alimentar ocupa o 2º lugar no ranking de pedidos de recuperação judicial

SmartStorePesquisa

Bebidas e mercearia lideram as vendas de minimercados

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados