Ranking mostra as 25 marcas mais escolhidas pelos consumidores no PDV

Reportagem SA+ -

Kantar analisou o desempenho de 23,5 mil marcas em 54 países

Foto: iStock

Pelo nono ano consecutivo, a Coca-Cola foi a marca mais consumida globalmente, tendo sido escolhida 6,5 bilhões de vezes para consumo em casa. E apesar das restrições durante a pandemia terem impactado o desempenho do refrigerante fora de casa, à medida que as compras online de alimentos e bebidas se aceleraram durante a pandemia, conseguiu aumentar suas vendas de comércio eletrônico em 50% por ter sido escolhida 59 milhões de vezes online. 

Os dados são do ranking Brand Footprint da Kantar, empresa global de dados, insights e consultoria, e referem-se às escolhas do público ao longo de 2020. A vice-liderança ficou, novamente, com a Colgate, escolhida 4,3 bilhões de vezes. Em seguida aparece Lifebuoy, marca de sabonetes bactericidas da Unilever, colocada no carrinho de compras por mais de 3 bilhões de vezes, o suficiente para roubar a medalha de bronze do ranking de Maggi, que apareceu no pódio em 2019.

A lista das 25 marcas mais escolhidas pelos shoppers em todo o mundo inclui também, por ordem: Lays, Pepsi, IndoMie, Dove, Sunsilk (Seda), Nescafé, Vim, Knorr, Nestlé, Lux, Sunlight, Dettol, Downy, Heinz, Brooke Bond, Oreo, Kinder, Head & Shoulders, Sprite, Pepsodent e Kraft.

O crescimento mais expressivo ficou a cargo de Dettol, marca de sabonestes bactericidas da Reckitt com avanço de 39% de CRPs (Consumer Reach Points), sendo escolhida quase 1.4 milhões de vezes e subindo da 27ª posição em 2019 para a 16ª posição no ano passado. 

O ranking da Kantar analisou 23,5 mil marcas, englobando consumidores de 54 países dos cinco continentes, incluindo o Brasil, com alcance de 73% da população mundial e cobertura de 89% do PIB global.