Pesquisa mostra que consumidor está disposto a gastar em 2022

Reportagem SA+ -

A maioria pretende comprar mais pela internet nos próximos 12 meses

Foto: istock

Pesquisa do Instituto Locomotiva, encomendada pela Fiserv, empresa americana que atua em pagamentos e em tecnologia de serviços financeiros, mostra que após poupar este ano, os consumidores estão dispostos a gastar mais em 2022. A pesquisa intitulada “Carat Insights Projeções para o Varejo 2022”, constatou que 65% dos entrevistados estão mais otimistas o novo ano.

O levantamento mostra ainda que 70% dos entrevistados já tiveram experiências de compra omnichannel e 50% fazem isso cotidianamente. Não é só: para 88% dos pesquisados, as lojas físicas e online deveriam ser ainda mais integradas.Apesar de a integração crescente e da tendência de o varejo ser percebido cada vez mais como omnicanal, os consumidores ainda apontam algumas distinções entre compras online e presenciais.

Além disso, as lojas físicas são vistas com vantagem na hora de troca ou devolução de um produto. Já o comércio online sai na frente quando o assunto é preço, variedade ou disponibilidade de informação.

Os problemas mais enfrentados em compras online mencionados são os atrasos na entrega (65%); problemas para troca ou devolução do produto (36%); e, recebimento de produto errado (28%). A solução mais comum (42%) é cancelar a compra e solicitar o estorno do pagamento, seguida pela troca do produto (33%).

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Fonte: Neofeed